blog_ccufg_03.png

Em 16/07/20 10:28.

Lançamento faz parte das comemorações dos 10 anos do CCUFG

Texto: Caroline Pires

Como parte da programação de comemoração dos 10 anos do Centro Cultural UFG, a série Lives #CulturaNaUFG realizou ontem, 15/7, o lançamento do blog #CartasParaUmaCasa. O espaço virtual foi pensado como um repositório de lembranças e memórias das casas habitadas neste momento da pandemia da Covid-19. Os artistas visuais e professores da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) Paulo Henrique Duarte Feitoza e Glayson Arcanjo Sampaio explicaram que vinham trabalhando no início do ano para o lançamento da mostra "Entre ruínas e demolições", mas que foram surpreendido pela pandemia da Covid-19. Diante desta realidade eles passaram a repensar maneiras de reinventar a exposição, o que culminou o lançamento do blog.

Na ocasião do lançamento, a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura e diretora de Cultura da UFG, Flávia Maria Cruvinel, destacou que nos últimos anos o Centro Cultural UFG está em uma curva crescente de atividades e que só no ano de 2019 o espaço realizou mais de 700 ações culturais. "Por conta da pandemia foi necessário reformular todo o nosso calendário de ações que estava previsto para o ano de 2020. Entre as adequações, convidamos os artistas das Artes Visuais a pensarem novas formas de produção artística durante a pandemia, o que resultou no blog que estamos lançando hoje", explicou.

A prof.ª Maria Tereza Gomes (FAV/UFG), coordenadora da programação de Artes Visuais do CCUFG, reforçou que a criação do blog é resultado que um trabalho que já vem sendo feito para pensar a curadoria em uma perspectiva cada vez  mais colaborativa. "Sabemos que o processo artístico as vezes é individual e interno, mas a curadoria é uma troca de construção estética e de design compartilhado. Diante da pandemia o blog foi sugerido e construído por meio do diálogo entre artista, curador, espaços e público. Conseguimos trazer a sensibilidade para o digital", considerou.  Em seguida, o Leonardo Eloi, coordenador de Comunicação do Centro Cultural UFG, apresentou o blog que se perfaz em três etapas: #correspondências,  #cartasacasa e #notas. Ele ainda destacou o uso do Tainacan neste processo de construção. "Mais do que um catálogo, a plataforma Tainacan permite que possamos nos relacionar dentro do projeto, dialogando mesmo em um período de adaptação do sistema ao blog. Conseguimos algo que se torna-se funcional, sensível e ao mesmo tempo acessível", afirmou.

blog_ccufg.png

Equipe da Proec comemora lançamento que marca a continuidade da programação comemorativa dos 10 anos do CCUFG

Demonstrando a relevância do Centro Cultural UFG no cenário de cultura do estado de Goiás, a pró-reitora de extensão e cultura da UFG, Lucilene Maria de Sousa, lembrou o empenho de toda a equipe para a manutenção da programação prevista para comemorar os 10 anos do espaço mesmo durante a pandemia. "Temos desfrutado de uma programação cada vez mais bela nas nossas noites mesmo diante de tanto sofrimento que a Covid-19 tem exercido sobre todos", comentou. A série de shows ao vivo é realizada de terça-feira a quinta-feira, sempre às 20h, pelo canal do Centro Cultural UFG no YouTube.

Já o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, lamentou o atual cenário da pandemia mas reforçou que ele impulsionou ainda mais a universidade para a criatividade e intensidade de suas ações. "Quero aproveitar para agradecer os docentes e técnicos-administrativos que está permitindo o funcionamento da UFG neste momento. Estamos todos atuando deste a vertente mais dura de enfrentamento direto da doença, como com a realização de testagem e produção de EPIs, mas também na parte cultural, primando pela solidariedade  e qualidade em tudo o que fazemos. Minha fala nesta noite é de gratidão", destacou.

Conheça o #cartasacasa

O #CartasParaUmaCasa, dividido em três partes. Na área #correspondências o público pode conferir uma troca de cartas entre os artistas que reflete o pensar dos indivíduos no novo mundo marcado pela Covid-19. Já em #cartasacasa o visitante conhece o eixo vertebral do processo criativo que é um convite a desfrutar de cartas que podem ser desenhadas, escritas ou gravadas. "Esse lugar tão comum a todos, que é a casa, se tornou um local estranho na pandemia. O estar em casa mudou", afirmou o artista. "O que pensamos foi uma outra maneira de articular um novo processo e recuperar as conversas que estávamos realizando. O blog é uma espaço de reflexão e pensamento coletivo que foi possível de ser construído pela cumplicidade de todos", completou.

Glayson Arcanjo investiga há mais de 10 anos os espaços de ruínas urbanas pelos quais utiliza da fotografia, vídeo e ações performativas para realizar interferências e que falam destes espaços que, principalmente neste momento de pandemia, ficaram mais evidentes. "Hoje vivemos as demolições de uma sociedade e de nós mesmos. Como se reinventar e buscar novas maneiras de olhar para o cotidiano e para nós mesmo nestes sistemas tão sufocantes?". Segundo o professor, hoje ao mesmo tempo em que a sua pesquisa demanda dele estar nas ruas ele é desafiado a seguir seus apontamentos mesmo sem poder sair de casa. "A casa é o espaço de compartilhamento de experiências individuais, mas todos podem contrubuir nesse pensar e imaginar as várias casa", afirmou. Por fim, no espaço #notas os artistas fazem uma apresentação sobre o processo criativo, esboços e rotinas de ateliê. "Aqui é possível conferir o trabalho artístico que muitas das vezes não seja ao público mas que também podem ser conhecido", concluiu.

Confira o lançamento completo, transmitido pelo YouTube oficial da UFG.

blog_ccufg_04.png

Os artistas visuais e professores da UFG convidam o público a pensar o espaço das próprias casas que foi reformulado durante a pandemia

blog_ccufg_03.png

Blog foi produzido na plataforma Tainacan