Os desafios das universidades

UFG participa do 1º Congresso da Andifes

En 15/06/20 14:42 .

Evento será realizado nos dias 17 e 18 de junho e discutirá a realidade e o futuro da universidade federal

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realiza, nos dias 17 e 18 de junho, o 1º Congresso da Andifes. Inteiramente virtual, respeitando a orientação de isolamento social da Organização Mundial da Saúde, o evento terá como tema “Realidade e Futuro da universidade federal”. O evento será transmitido no site: (www.congresso.andifes.org.br). O objetivo do congresso é apresentar à sociedade a experiência e as reflexões de cada uma das universidades federais diante dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus.

“O Congresso é uma forma de consolidar reflexões e melhorar a qualidade dos desacordos e dos consensos, prezando a palavra e as formas legítimas de argumentação, defendendo a democracia e a universidade pública”, afirma o presidente da Andifes, João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia.A programação do evento será dividida em três momentos. Na manhã do dia 17, cada universidade promoverá, em formato livre (que poderá ser uma conferência, mesa de debate, apresentação de parecer ou outra modalidade à escolha), uma síntese dos reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis de retomada da normalidade em cada instituição.

Programação da UFG

A Universidade Federal de Goiás participará com duas conferências com o tema "Os desafios da UFG em tempos de pandemia - múltiplos olhares". A mesa 1 das 08:30 às 10:30 terá a participação de representantes de entidades sindicais e estudantis da instituição (ADUFG, APG, DCE, SINTIFES). A mesa 2, das 10h30 às 12h30 terá a participação dos professores Renato Francisco dos Santos Paula (Regional Goiás da UFG) representando a área de Artes, Letras e Linguística, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas; a professora Karla Emmanuela Ribeiro Hora (Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG representando as Engenharias, Ciências Exatas e Ciências da Terra; e José Clecildo Barreto Bezerra (Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG) representando a área de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias.

Outras programações

Na tarde do dia 17, os colégios e fóruns da associação realizarão debates transversais, centrados em cada uma das dimensões de atuação da Andifes – como extensão, pesquisa, planejamento, gestão, tecnologias da informação, comunicação, assistência estudantil, entre outros.Por fim, na manhã do dia 18, será apresentada ao pleno da Andifes uma síntese das apresentações e reuniões do dia anterior, com a presença de reitores, pró-reitores e convidados, de modo a considerar a complexidade do momento em face da diversidade de realidades e propostas das universidades.O Congresso se encerrará com uma conferência do filósofo e professor da Unicamp Roberto Romano sobre as relações humanas e políticas no Brasil, hoje e no futuro, após a pandemia. Confira o site do evento:  www.congresso.andifes.org.br

Os desafios das universidades

Fuente: Secom UFG com informações da Andifes