Logo_IDEATHONlab_FundoTransparente_Versão2.png

Período de inscrições no Ideathon Lab da UFG termina nesta terça

Em 08/06/20 16:49.

Maratona contará com equipes de Goiás e de outros estados

Terminam nesta terça-feira(09), às 18 horas(horário de Brasília), as inscrições para o 1o. Ideathon Lab - Soluções Inovadoras em Prototipagem para Saúde, maratona que irá selecionar e premiar projetos voltados para a solução de problemas, no contexto da Covid  19  e de outros momentos críticos na saúde. 

Os interessados devem acessar o formulário eletrônico no site do CEI – Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG: cei.ufg.br. Informações também podem ser obtidas pelos telefones 3209-6024 e 35212047. 

Estatísticas 

Das 25 equipes inscritas, até o momento, 23 são formadas exclusivamente por pessoas de Goiás, 1 equipe representa São Paulo, e 1 é interestadual, com participantes de Goiás, Pará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, totalizando 85 inscritos. 

No total, há 85 inscritos, representando a UFG - Universidade Federal de Goiás, UNIP – Universidade Paulista de Goiás e de São Paulo, Universo GO – Universidade Salgado de Oliveira de Goiás, Estácio de Sá de Goiás (Estácio – GO), PUC – GO - Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Instituto INFNET (RJ). 

Expectativas 

“Estamos muito empolgados, será o nosso primeiro desafio com atividades práticas de prototipagem. O objetivo é contribuir com a disseminação da “cultura maker”. A Rede IPE Lab tem um importante papel em Goiás. Outra característica especifica do 1º.  Ideathon Lab  é que em função da pandemia grande parte do evento será online, o que permite a participação de muitas equipes e garante a segurança dos participantes. Estamos confiantes de que teremos boas ideias, que poderão contribuir neste momento de Covid 19 e de outros momentos de crise na saúde”, explica a pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Helena Carasek.   
  
Etapas   

É importante que os participantes estejam atentos ao cronograma de atividades com as etapas de ideação, desenvolvimento, validação e pitch, todas online.   

Ao final de todas essas fases, as 5(cinco) equipes melhor avaliadas pela banca de especialistas seguirão para o momento da prototipagem, que poderá ser desenvolvida presencialmente no laboratório do IPE Lab – Ideias Prototipagem e Empreendedorismo da UFG, localizado no Campus Samambaia da UFG.  

 As equipes que optarem por desenvolver protótipos no IPE Lab deverão observar as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde para o controle da Covid 19. De acordo com o coordenador do IPE Lab, Professor Pedro Henrique Gonçalves, o laboratório terá seu layout modificado para garantir a segurança das equipes. “Também serão fornecidos EPIs - Equipamentos de Proteção Individual e nossos monitores também estarão disponíveis para tirar dúvidas, e garantir o bom convívio entre os participantes”, assegura.  
 

Premiação   

Os critérios de seleção serão originalidade, impacto nos cuidados da saúde, viabilidade técnica e financeira.  As 3(três) equipes melhor classificadas receberão prêmios em dinheiro, sendo 5(cinco)mil para a primeira colocada, 3(três) mil para a segunda colocada e 2(dois) mil para a terceira colocada. Todos os participantes receberão certificados.   

Realização  

O 1º.  Ideathon Lab  uma realização da PRPI - Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e DTIT – Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica por meio do IPE Lab e do  CEI UFG. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae, da Fapeg - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás,  Funtec - Fundação de Desenvolvimento de TecnópolisFunape - Fundação de Apoio à Pesquisa e da SEDI – Secretaria de Desenvolvimento  e Inovação de Goiás.  

 

Equipes poderão utilizar ambiente do IPE Lab para o desenvolvimento de protótipos

Equipes poderão utilizar ambiente do IPE Lab para o desenvolvimento de protótipos. Foto: Divulgação

 

"Esta iniciativa procura unir o conceito de competição criativa com a prototipagem inovadora, viabilizada pela união de  esforços de dois organismos da UFG,  com competências complementares: O CEI, que entre outras coisas, possui experiência consolidada na organização de competições baseadas na criatividade, de outro lado, a rede IPE Lab, ambiente privilegiado de estímulo à prototipagem e à fabricação a partir de ideias inovadoras. E isso tudo coroado por sua realização no âmbito da Campus Party, em parceria com a SEDI Goiás, analisa o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFG", Jesiel  Freitas Carvalho.

Fonte: CEI/UFG

Categorias: Notícias CEI UFG PRPI Editais inscrições abertas