Evento doação HC 1 milhão

HC-UFG recebe mais de R$ 1 milhão para o enfrentamento da Covid-19

在 03/06/20 18:01 上。

Com essa doação, será possível ativar 20 leitos de UTI no novo edifício do HC para o tratamento de pacientes graves com Covid-19

Thalízia Ferreira

O Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu R$ 1.044.469,65 reais doados pela Sicoob UniCentro Brasileira, uma cooperativa do sistema Sicoob, e seus associados. Os recursos arrecadados foram destinados à Campanha “Juntos pelo HC-UFG contra a COVID-19”, idealizada pelo Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), que recebeu contribuições entre os dias 15 de abril e 22 de maio de 2020.

Evento doação HC 1 milhão
Estiveram presentes representantes do Sicoob, da Unimed Goiânia, da Associação Médica de Goiás, Cooperativa de Anestesistas de Goiás (Coopanest), o coordenador do Projeto Pneuma da UFG, professor Sigeo Kitatani, estudantes do Centro Acadêmico de Medicina da UFG e o reitor da UFG (Fotos: Salvio Farias)


A entrega simbólica da doação ocorreu em solenidade realizada nesta quarta-feira (03/06), no novo edifício de Internações do HC-UFG, que está pronto para uso e será utilizado como Hospital de Campanha para a internação de pacientes com o novo coronavírus. Na ocasião, estiveram presentes representantes do Sicoob, da Unimed Goiânia, da Associação Médica de Goiás, Cooperativa de Anestesistas de Goiás (Coopanest), o coordenador do Projeto Pneuma da UFG, professor Sigeo Kitatani, estudantes do Centro Acadêmico de Medicina da UFG e o reitor da UFG.
O diretor-presidente da Sicoob Unicentro Brasileira, Raimundo Nonato Leite Pinto, falou sobre um dos papeis da cooperativa. “A Sicoob Unicentro Brasileira é uma cooperativa financeira que, há exatos 28 anos, começou como uma cooperativa de médicos. As cooperativas têm princípios que as regem e um deles é a interação com as comunidades que a rodeiam. E nós vimos na iniciativa do Centro Acadêmico XXI de Abril um ótimo momento para convencermos os nossos associados a salvar vidas. E a aceitação aconteceu de uma maneira extraordinária. Conseguimos, com o apoio de outras cooperativas, como a Unimed Goiânia, a Coopanest e o Bancoob, que fizeram doações muitas expressivas, e de mais de mil associados, arrecadar mais de um milhão de reais, que estamos entregando para o Hospital das Clínicas. Esses recursos terão uma aplicação extremamente útil, não só para a comunidade de Goiânia, mas para todo o estado de Goiás.

Evento doação HC 1 milhão
Visitantes conheceram as instalações do novo prédio do HC-UFG


Raimundo Nonato destacou também a parceria do Sicoob com a UFG para a produção de 20 ventiladores mecânicos, que serão produzidos pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG, por meio do Projeto Pneuma. “Outro aspecto, que também é importante colocar, é que temos a felicidade de investir na produção “made in” da UFG. E este é um momento muito oportuno para investirmos nessa iniciativa, que permitirá que possamos ajudá-los. E o fato de conseguirmos equipamentos feitos aqui possibilita a aquisição a um custo infinitamente menor do que no mercado. Nos sentimos extremamente orgulhosos em participar de iniciativas como essa”.

Evento doação HC 1 milhão
Doação permitirá ativar 20 leitos de UTI no novo edifício do HC para o tratamento de pacientes graves com Covid-19


O conselheiro da Cooperativa, Diogo Mafia, elogiou a iniciativa do Centro Acadêmico de Medicina, “que nos incentivou a buscar e conseguir chegar a esse resultado, o que irá contribuir muito nesse momento de crise e ficará para o Hospital das Clínicas também como herança pós-pandemia”, e destacou a iniciativa da Escola de Engenharia da UFG. “Estamos entregando aparelhos que são desenvolvidos com a tecnologia local, por meio da Faculdade de Engenharia da UFG, e que irá ajudar a salvar muitas vidas. Agradecemos, então, a todos os parceiros que foram fundamentais para que o processo culminasse em uma doação de mais de um milhão de reais.
O representante do Centro Acadêmico de Medicina da UFG, Pedro Ávila, fez um agradecimento a todos que abraçaram a campanha. “Essa doação vai ajudar a salvar vidas. Acredito que todos aqui têm o desejo de ajudar e lutam todos os dias para que possamos sair dessa situação”.
Para o superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto, a solidariedade tem sido o sentimento mais importante no atual momento. “Estamos vivendo um momento muito difícil, com essa pandemia inesperada e agressiva. No entanto, a sociedade despertou para uma solidariedade nunca vista antes. E essa doação também é uma prova disso. Vocês demonstraram acolhimento a quem realmente precisa, pois este Hospital irá tratar de pessoas muito carentes”. José Garcia agradeceu a doação e disse que o Hospital já era para ter sido inaugurado, mas com essa pandemia, tiveram que atrasar nossos objetivos. “Mas isso acontecerá no fim dessa pandemia e tenho certeza de que esse será o melhor Hospital Universitário Federal do Brasil, um referencial para a Medicina em Goiás e no Brasil. E ações como essa contribuem para que isso aconteça”, ressaltou.
O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, elogiou os estudantes do CA de Medicina, que se mostraram muito engajados com a campanha, inicialmente chamada de “vakinha”, para colocar em funcionamento a nova estrutura do HC-UFG, e agradeceu a todos que se envolveram com a campanha. “Eu acredito que estamos em um novo marco da história da Medicina e da Saúde em Goiás. E a conclusão dessa obra se deve ao esforço de muitos nomes, cada um a seu tempo, começando pelo professor Francisco Ludovico, pioneiro da Medicina em Goiás. E o que estamos fazendo hoje é uma materialização de esforços também em um momento de crise. “Em 60 dias, o professor Sigeo, do Projeto Pneuma, mergulhou no tema e, com o auxílio de especialistas, como os professores Marcelo Rabahi (pneumologista), Marciano da Nóbrega (intensivista) e do Dr. Durval, chegaram a um modelo de respirador que funciona, foi aprovado e irá salvar muitas vidas. E, nesse momento, a diferença se faz com base em duas coisas: o conhecimento com base na ciência e a solidariedade, que se traduz na somatória de esforços de gente que acredita e dedica parte de seu tempo a fazer estas ações.
Segundo o reitor, com estes recursos, será possível disponibilizar 20 leitos de UTIs no novo edifício do HC, que tem capacidade para 78 leitos de tratamento intensivo. Entre os equipamentos a serem adquiridos com as doações feitas pela Sicoob Unicentro Brasileira estão 20 ventiladores mecânicos, 12 monitores multiparamétricos, aparelhos de Ultrassonografia, Raio-X, Ecocardiograma e vários outros aparelhos indispensáveis no tratamento médico.

资源: Secom UFG

类别: Notícias Coronavírus HC FM