Conexão Escola

In 19/05/20 15:09 .

Parceria será lançada no programa Conexões Especial Covid 19, às 18 horas

Luciana Gomides

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) lança, nesta terça-feira, 19, parceria com Universidade Federal de Goiás (UFG) e TV UFG para veiculação do Programa Conexão Escola. A programação adapta as atividades pedagógicas complementares disponibilizadas no Portal Conexão Escola para a linguagem televisiva. A parceria tem lançamento oficial no Programa Conexões, às 18h, com a presença do secretário municipal de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa; o reitor da UFG, professor Edward Madureira; e a pró-reitora de graduação da universidade, professora Jaqueline Civardi.

O conteúdo entra no ar pela emissora na próxima segunda-feira, 25, contemplando todas as modalidades atendidas pela Rede Municipal de Ensino. Na primeira semana de programação, os alunos da Rede Municipal assistem a conteúdos variados, como Contação de Histórias, documentários sobre o crescimento da criança, entrevistas sobre variação de preços e alimentação saudável.

Também são exibidos vídeos produzidos por instituições da Rede, tratando de temas pertinentes ao cotidiano escolar, como bullying, além de projetos pedagógicos desenvolvidos pela SME. Os programas são ancorados por professores lotados na Rede e na Secretaria, permitindo a identificação com os espectadores. Cada dia da semana é dedicado a uma temática. O conteúdo é selecionado e produzido por professores da RME, equipes pedagógica, tecnológica e da assessoria de Comunicação da SME.

Na TV UFG, Educação Infantil e Ensino Fundamental têm exibição das 14h às 15h, enquanto alunos da Eaja podem assistir às atividades a partir das 19h30 no canal digital 15.1 em sinal aberto (UHF) ou no canal 21 da NET- Goiânia.

Sobre a proposta

O Programa Conexão Escola é uma adaptação do conteúdo disponibilizado no portal de mesmo nome para linguagem televisiva. No início de abril, a SME concluiu pesquisa para identificar o nível do acesso à internet das famílias atendidas pela Rede Municipal de Ensino (RME). Os resultados apuraram que 85% delas têm algum meio de acesso a sites, seja por computador ou celular. Entretanto, a grande maioria (97%) possuem televisão com canais abertos em casa.

Deste modo, no dia 22 de abril, a SME lançou a plataforma Conexão Escola, portal que reúne atividades pedagógicas para todas as modalidades (Educação Infantil à Eaja). O conteúdo é alinhado à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e contempla cinco temáticas (Corpo, Expressão e Movimento; Educação Ambiental e Saúde; Educação Financeira e Empreendedorismo; Ética e Cidadania; e Experiências e Curiosidades). Para que haja equidade no acesso a estas atividades, as mesmas serão adaptadas para a televisão.

O objetivo é manter uma rotina de desenvolvimento e estudo a partir das competências e habilidades em consonância com o DC-GO Ampliado. O Conexão Escola trabalha a conectividade através de atividades complementares construídas a partir de Eixos Temáticos pertinentes nesse tempo de pandemia. São atividades que aliam teoria e prática, aproveitando o que as famílias já têm em casa para desenvolvê-las. O intuito é proporcionar fácil acesso e estimular as relações familiares, sem ampliar o estresse psicológico causado pelo próprio contexto de isolamento social.

conexões escola

Fonte: Secom UFG