google meet

Em 11/05/20 14:34.

Ferramentas utilizadas foram o Google Meet e M Conf RNP

Kharen Stecca

A Secretaria de Tecnologia e Informação da Universidade Federal de Goiás informa que a Universidade Federal de Goiás realizou, só no mês de abril, mais de 9.600 webconferências entre as ferramentas Google Meet (7.642) e MConf RNP (1622). As reuniões tiveram cerca de 1h20 de duração em média.

O serviço de Conferência Web da RNP - MConf está disponível à comunidade da UFG desde de setembro de 2016. Já o Google Meet, aplicação integrante da Plataforma G Suite for Education da Google, está disponível desde fevereiro de 2019. Qualquer membro da comunidade universitária que possui login único tem esses serviços de webconferência disponíveis, além de outros serviços integrados.

Segundo o Secretário de Tecnologia e Informação, Leandro Oliveira, a qualidade das reuniões tem sido muito satisfatória e até o momento não houve registros de reclamação quanto ao uso ou performance das ferramentas. Elas têm subsidiado a realização de reuniões para manutenção tanto de atividades acadêmicas quanto administrativas no período de emergência em saúde pública decorrente da COVID-19.

Vantagens de cada serviço - O serviço de Conferência Web da RNP permite a interação de equipes remotas em tempo real, de forma simples, usando um computador ou dispositivo móvel, com a utilização de salas virtuais. O G Suite permite o acesso à conta de e-mail institucional (GMail) com capacidade de armazenamento ilimitada, além de inúmeras funcionalidades para facilitar as atividades cotidianas de toda a comunidade da UFG (Agenda, Drive, Meet, Classroom, Grupos e outros aplicativos).

Atualmente, o Google Meet permite  o acesso de 250 pessoas simultaneamente. Esta ferramenta também é utilizada com o Classroom para realização de aulas online, a qual também utiliza os recursos integrados do Drive e outras aplicações da Google. O Diretor do Centor de Recursos Computacionais, Igor Rodrigues Vieira explica que em função da crise da COVID-19 a Google liberou o recurso de gravação das webconferências até setembro de 2020.

Já o MConf permite a realização de reuniões com até 75 pessoas. Esta ferramenta possui diversos recursos para interação de participantes e controle de reuniões remotas e tem sido largamente utilizada para realização de bancas (apresentação de TCC e defesas de mestrado e doutorado), além de reuniões de conselhos da UFG. O CIAR e a SeTI/CERCOMP estão avaliando, junto à RNP em um projeto piloto, a possibilidade de integração do MConf ao Moodle.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Coronavírus SeTI CERCOMP