ESPAÇO_Prancheta 2CAPA DE NOTICIA5.jpg

Espaço das Profissões 2020 contará com lives e muita interação

En 04/05/20 13:00 .

O evento será realizado a distância para orientar estudantes e comunidade sobre as formas de ingresso e cursos de graduação da UFG

Texto: Caroline Pires

O Espaço das Profissões 2020 vem aí com muitas novidades! Apesar do contexto da pandemia da Covid-19, a Universidade Federal de Goiás (UFG) irá manter o evento deste ano em um formato interativo e totalmente a distância. O Espaço das Profissões, criado em 2009 e que recebe mais de 20 mil pessoas anualmente, tem por objetivo orientar estudantes e a comunidade sobre os cursos da universidade abrindo as portas também para acesso a inúmeras experiências não só na área de ensino, mas também na pesquisa e na extensão que são oferecidas pela instituição. E não só isso, durante o evento toda a comunidade é convidada a se aproximar mais da ciência produzida na UFG e conferir de perto o impacto dela na sociedade. Este ano, o Espaço das Profissões será dividido em duas etapas nos meses de maio e junho.

Nos dias 14 e 15 de maio a UFG realizará lives, dentro da programação da TV UFG (Canal 15.1 UHF; 21 NET - e no www.youtube.com/tvufg) e também no UFG oficial, com o objetivo de orientar sobre as formas de ingresso na universidade e outras questões cruciais que antecedem a própria escolha do curso. A professora Janice Pereira Lopes, coordenadora do evento, explica que nem todos os interessados em cursar um dos 100 cursos oferecidos pela UFG sabem que a universidade é gratuita e que o ingresso se dá unicamente por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), baseado na nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Queremos realizar a primeira fase do evento ainda durante as inscrições do Enem para que todos entendam com clareza a necessidade de realizar o exame para tentar uma vaga na UFG", destaca. As inscrições para o Enem 2020 estarão abertas entre os dias 11 e 22 de maio.

Neste primeiro momento, o foco do Espaço das Profissões será apresentar informações claras sobre a forma de ingresso e explicar o funcionamento das Ações Afirmativas da UFG. O sistema de cotas reserva vagas nas universidades públicas para candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública (ou seja, integralmente todos os anos do Ensino Médio), podendo participar estudantes de baixa renda, negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência. Janice Lopes explica que é extremamente necessário que os interessados em estudar na UFG tenham clareza com relação a esses temas para que sejam evitados problemas futuros e que, muitas vezes, surgem somente no momento da matrícula e acabam resultando na perda da vaga pelo estudante. "As lives serão um momento único de interação para sanar dúvidas, mas não só isto. Queremos que todo esse material fique à disposição e tenha amplo alcance também nas redes sociais de forma permanente", frisou a professora. Segundo ela, a expectativa é que nos próximos anos também seja adotada esta estratégia de alcance do evento "Queremos que o Espaço das Profissões seja um evento híbrido e que a forma presencial e a distância sejam ações complementares para uma aproximação mais efetiva entre a UFG e a comunidade", concluiu. Além da participação da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), as lives contarão também com participação da Coordenação de Ações Afirmativas (Caaf), Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e Núcleo de Acessibilidade da UFG.

Durante as duas etapas da programação do Espaço das Profissões 2020, nos meses de maio e junho, a Rádio Universitária irá disponibilizar uma série de podcasts e de spots abordando temas que serão tratados nas lives. Este material estará disponível nas principais plataformas de podcast, no site da Rádio Universitária e também no You Tube oficial da UFG, além de ser veiculado na sua programação. Em maio, nos dias do evento, a Rádio Universitária irá ainda realizar edições de boletim especial Espaço das Profissões, sempre às 9h e 14h. Já em junho serão produzidos um boletim por dia de programação, às 14h.

Escolha seu curso

Já nos dias 15 a 19 de junho a organização do Espaço das Profissões está preparando novos momentos de interação entre os estudantes e a universidade. Na ocasião, os participantes terão contato direto com toda a potencialidade que os cursos de graduação da UFG podem oferecer, bem como com estudantes e professores que estarão à disposição para sanar dúvidas e apresentar projetos já desenvolvidos por eles. "Vamos aproveitar a visibilidade da internet, das mídias digitais e de diferentes canais de comunicação já existentes na UFG para que possamos manter o máximo de informação disponível, orientando a decisão de cada um", adiantou a professora.

Desde já os interessados em tentar uma das vagas oferecidas pela universidade podem acessar o site Estude na UFG e conhecer mais sobre os cursos. Acesse ainda o site www2.espacodasprofissoes.ufg.br e veja como foi o evento em anos anteriores e obtenha mais informações sobre a programação do evento deste ano.

espaço das profissões 2020

Fuente: Secom/UFG