bateria emac

EMAC apresenta projeto no YouTube para estudantes de bateria

在 27/04/20 14:36 上。

Serão dez vídeos postados semanalmente, entre vídeoaulas e performances

Augusto Araújo

As atividades presenciais da Universidade Federal de Goiás (UFG) para os alunos ainda estão suspensas. Contudo, uma iniciativa da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC/UFG) vem desde o dia 15 de abril mantendo o canal de YouTube da EMAC ativo. O projeto se chama GruBa (Grupo de Estudos de Bateria).

Com orientação de João Casimiro, professor de Bateria e Prática de Conjunto, os vídeos postados tem a participação dos alunos do Grupo de Estudos. As performances foram gravadas no segundo semestre de 2019, e estão sendo postadas todas as quartas-feiras, às onze (11 horas) no canal da EMAC.

"A ideia é reunir os alunos e ex-alunos da UFG para estudar bateria de forma geral e coletiva. Para além de questões da prática instrumental, o objetivo é apresentar também uma ideia de como se faz pesquisa nessa área," como nos conta Casimiro. O projeto se inspira em uma iniciativa similar do professor Leandro Barsalini, da Unicamp, onde João fez seu mestrado.

O professor da EMAC ressaltou que os alunos do GruBa têm liberdade para escolher, em comum acordo com o professor, os temas que querem abordar, já que “eles vão trabalhar durante todo um semestre sobre um mesmo assunto". Sendo assim, seria um facilitador para a iniciação à pesquisa e a formação de um “artista completo”, que é aquele que toca, mas também pensa e reflete sobre música, conforme explica João Casimiro.

Os dois vídeos postados até o momento tem uma “dublagem na bateria”, técnica que consiste em interpretar na bateria o ‘’ritmo, entoação, acentuação e expressão de uma fala/conversa/diálogo’’ conforme expresso na descrição da postagem no YouTube. Você pode ver a performance do estudante Davi Sales Costa através deste link.

Por fim, o segundo vídeo, postado no dia 22 de abril traz os estudantes Pedro Henrique e Gustavo Lopes performando um duo de bateria, o “Maracaduo”. Você pode ouvir a dupla performando no link do vídeo.

O professor Casimiro revelou que a proposta do projeto é continuar pelos próximos semestres, com postagens das próximas turmas que se envolverem na iniciativa. Você também pode ver todos os vídeos postados até o momento pelo endereço www.joaocasimiro.net/gruba.

资源: Secom UFG

类别: Notícias Emac Coronavírus