IVC COVID Goiás_300x180.png

Covid Goiás disponibiliza ferramenta de busca por vulnerabilidade em saúde

In 23/04/20 09:16 .

Regiões mais periféricas da capital e diversos municípios do interior do estado estão altamente suscetíveis ao avanço da Covid-19

Texto: Caroline Pires

 

A partir de hoje, 23/4, a Plataforma Covid Goiás disponibiliza mais uma função para permitir a melhor compreensão do avanço da pandemia no novo coronavírus no estado. Já é possível consultar, além do histórico de crescimento da doença por bairro da cidade de Goiânia, o Índice de Vulnerabilidade para Covid-19 em todos os municípios de Goiás. A partir de dados do IBGE, o  Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG), pôde delinear em mapa que as regiões mais periféricas da capital e diversos municípios do interior do estado estão altamente suscetíveis ao avanço da doença.
O professor Nilson Clementino explica que a partir dos dados do Censo 2010 foi possível verificar uma série de variáveis que permitiram normalizar as informações a partir de aspectos como a renda, infraestrutura, responsáveis financeiros pela família e moradores por domicílio por região.  "A falta de estruturas básicas em diversas regiões do estado, como saneamento, é diretamente proporcional ao aumento do índice de vulnerabilidade para Covid-19", afirma o pesquisador.
Segundo ele, a partir desses dados, foi possível constatar que grande parte dos municípios do estado de Goiás se enquadram em critérios de alta e muito alta vulnerabilidade por conta da explicitação da desigualdade social entre as regiões. "As áreas mais afastadas do centro de Goiânia e as cidade de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Goianira e Trindade, na região metropolitana, também podem ser avaliadas como muito vulneráveis para o avanço da doença", conclui. 
Para acessar as informação na Plataforma Covid Goiás é necessário clicar no primeiro ícone no canto esquerdo da tela (Camada de Dados) e selecionar a opção de filtragem de dados desejada. 

Plataforma
A plataforma web Covid Goiás pode ser acessada também por dispositivos móveis. Entretanto, é na versão para computador que possui análises e informações mais específicas, prestando serviço às autoridades e população goiana ao apresentar em detalhes como está a ocorrência de casos no estado por cidade. Com bases em dados fornecidos pelas autoridades de saúde, a plataforma permite filtrar informações como o tráfego em tempo real e pessoas com doenças respiratórias por região, permitindo a identificação de áreas específicas que demandam maior atenção. Também com base nas informações da Secretaria Municipal de Saúde é possível apresentar projeções para o crescimento da doença e estatísticas de casos por município.
A Covid Goiás foi possível graças a parceria de diversos pesquisadores e é mantida pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG), a expectativa é que em breve sejam incluídas novas opções de filtragem de informações que poderão ser facilmente acessadas pelo público em geral para consulta de, por exemplo, serviços de saúde disponíveis próximos a sua residência.  

 

 IVC COVID Goiás.png

Fonte: Secom/UFG

Categorie: Notícias Coronavírus Lapig Iesa