Jalles Machado.jpg

Projeto EPI/UFG oferece capacitação para produção de máscaras

Sur 15/04/20 11:42.

Unidades acadêmicas da UFG estão unidas não só para a produção, mas também para a capacitação da comunidade em geral para confeccionar máscaras

Texto: Débora Alves

 

O Projeto EPI segue com ritmo acelerado a produção Equipamentos de Proteção Individual (EPI), com materiais doados pela Organização Voluntária de Goiás (OVG) e outros parceiros. O projeto é resultado da união de esforços de diversas Unidades Acadêmicas da UFG em resposta a emergência de saúde pública internacional relacionada a COVID-19 e, com ela, da falta de equipamentos de proteção individual para o uso do profissional da saúde e as pessoas de modo geral. nesta nova etapa, o Projeto EPI passou a capacitar confecções e grupos interessados em aprender a produzir máscaras caseiras.

A primeira capacitação feita para produção de máscaras foi realizada no dia 07/04, em Goianésia para o Grupo Jalles Machado. Durante o curso de capacitação os participantes foram orientados sobre protocolos, normas técnicas, ambiente para produção e formas de confeccionar o produto. A professora da Faculdade de Enfermagem e uma das coordenadoras do projeto, prof.ª Luana Cássia Miranda ressaltou a iniciativa.  “O fato das universidades conseguirem cumprir seu papel social de colocar o conhecimento para sociedade, de compartilhar, contribuindo para a formação com esclarecimento em especial nesse momento em que estamos vivendo de pandemia é muito importante”, afirmou.

Também foi realizado no dia 13/04 a capacitação na Associação das Mães Mônica do Brasil, esteve presente a professora da Faculdade de Enfermagem, Heliny Carneiro e o professor da Faculdade de Artes Visuais, Carlos Gustavo Martins. Participaram da capacitação o responsável pela Associação, Padre Sérgio Ferreira e outros seis integrantes. Foram realizadas ainda orientações em relação ao controle do ambiente e sobre o processo de confecção das máscaras. Para facilitar a produção das máscaras, a Associação irá organizar o ambiente, realizar escalas de trabalho e fazer uma campanha de divulgação para angariar voluntários. 

 Jalles Machado 1.jpg

Capacitação na Indústria Jalles Machado, em Goianésia

 

Jalles Machado.jpg

Capacitação na Indústria Jalles Machado, em Goianésia

 

Mães Mônica.jpg

Capacitação oferecida na Associação das Mães Mônica do Brasil

Source: Secom/UFG

Catégories: NOTÍCIAS Coronavírus fav FEN