Capa Nota de Falecimento 2019

Zezico Guajajara, estudante da Educação Intercultural Indígena

Em 31/03/20 19:33.

Líder indígena, educador e defensor de causas ambientais, foi assassinado

A Universidade Federal de Goiás lamenta profundamente a morte do líder indígena Zezico Guajajara, estudante do curso de Educação Intercultural Indígena – Habilitação Ciências da Natureza. Aos familiares, amigos e docentes que o acompanharam com proximidade, nossa solidariedade e afeto nesse momento de grande tristeza.

Zezico trabalhava como diretor do Centro de Educação Escolar Indígena Azuru e era uma importante liderança em defesa dos direitos desses povos e contra crimes ambientais.

Como tantos outros indígenas que sofrem com a crescente violência praticada ostensivamente contra suas vidas e suas culturas, Zezico torna-se mais um nome numa terrível lista: de 2016 até novembro de 2019, 13 indígenas foram mortos em decorrência do conflito com madeireiros, somente no estado do Maranhão.
Zezico Guajajara foi assassinado nesta terça-feira, dia 31, nas proximidades da Aldeia Zutiuá, no município de Arame, Maranhão.

Ao mesmo tempo em que registra pesar, a UFG manifesta sua indignação e soma-se às instituições que lutam pelos direitos dos povos indígenas, na defesa de preservação de suas terras e da garantia de vida plena e digna.

Zezico Guajajara

Fonte: Secom UFG