Storie EPA 2020  - REDUZIDO 3

Ensinando para Apreender busca voluntários para 2020

Em 06/03/20 10:02.

Projeto de extensão leva graduandos para ensinar conteúdo escolar a crianças hospitalizadas

EPA 2020

A Universidade Federal de Goiás (UFG) abre mais uma oportunidade para os discentes que desejam fazer trabalho voluntário por meio do projeto de extensão Ensinando para Apreender (EPA), ligado à Escola de Engenharia Civil e Ambiental (Eeca). Com o início do ano letivo, a coordenação do EPA programou uma palestra (18/3) e um workshop (21/3) para apresentar o projeto e treinar os interessados, respectivamente.

O EPA tem a finalidade de promover a troca de experiências entre estudantes de graduação da UFG a levar conteúdos de disciplinas a alunos do ensino fundamental/médio que estejam internados ou fazendo longos tratamentos nas alas de pediatria oncológica do Hospital das Clínicas e do Hospital Araújo Jorge, em Goiânia. Mas no projeto, a ação de ensinar é apenas uma pequena parte de todo o processo, que em última instância proporciona não só a aproximação do ambiente acadêmico com a sociedade, mas traz esperança e sonhos de anos melhores para cada criança atendida.

A ação da Eeca colabora com a área de Pedagogia Hospitalar, que é mantida em diversas instituições de saúde, com o intuito de garantir a crianças, adolescentes e adultos, que estão em situação especial de saúde, o direito de continuarem seus estudos. Por meio do atendimento pedagógico, que é fundamental para a manutenção da dignidade dos pacientes, os alunos são despertados à conscientização social, sem receber nenhum tipo de contrapartida financeira ou benefício acadêmico.

A participação no trabalho voluntário convida o profissional em formação a ter um outro ponto de vista a respeito de sua vida pessoal e acadêmica, levando-o a uma realidade completamente diferente da que está habituado. "Nosso maior objetivo é formar profissionais capacitados não somente tecnicamente, mas também detentores da boa vontade, compaixão por meio da partilha de conhecimento, amor, carinho e esperança", completa o coordenador do projeto Emiliano Godoi.

O projeto Ensinando para Apreender é realizado em parceria e com a orientação do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar (NAEH) da Secretaria Estadual de Educação. Para aderir é necessário ser estudante da UFG, participar das reuniões do projeto e conhecer os procedimentos básicos de conduta em ambiente hospitalar.

Começo

O Projeto Ensinando Para Apreender foi iniciado no primeiro semestre de 2017. Durante o primeiro ano, o projeto ficou restrito a apenas a alguns poucos participantes que tiveram a experiência inicial do projeto e com as lições aprendidas puderam traçar planos para alcançar melhores resultados e possibilitar a participação de mais membros.

Ano passado, houve a abertura para toda Universidade pelo entendimento de que o que poderia ser ensinado no hospital, não deveria ser restrito somente a área de exatas, e que todos os cursos tinham muito para agregar a metodologia e conteúdo para o projeto.

Projeto Ensinando para Apreender
Finalidade: apresentar o projeto, objetivos e trajetória
Data: 18 de março de 2020 (quarta-feira)
Horário: 18h30
Local: Sala 302- Centro de Aulas de Engenharia - Eeca/UFG - Câmpus Colemar Natal e Silva
Endereço: Avenida Universitária, Quadra 86, Lote Área 1488 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74605-220
Workshop
Finalidade: pré-requisito para ingressar no EPA; introduz noções de procedimentos básicos de conduta em ambiente hospitalar.
Data: 21 de março de 2020 (sábado)
Horário: 8h30
Local: Auditório Professor Biolkino Pereira - Eeca/UFG - Câmpus Colemar Natal e Silva
Endereço: Av. Universitária - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74605-170