Ciência em todo lugar reduzido

Proec convida docentes para o Ciência em Todo Lugar 2020

Em 05/03/20 10:26.

Inscrições para o programa podem ser feitas por meio de formulário no site da Pró-Reitoria

Ciência em todo lugar 2020

Depois do sucesso obtido no ano passado, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a  Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Goiânia (Sedetec) decidiram retomar a parceria para a realização do Programa Ciência em Todo Lugar. As datas das quatro edições de 2020 já estão definidas. O tempo agora é de mobilizar docentes e equipes de voluntários para ajudar a população goianiense a ver e fazer experiências científicas com as próprias mãos.

Segundo dados da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), as três edições do Ciência em Todo Lugar atingiram um público de mais de mil pessoas no ano passado, entre crianças, adultos e idosos. A cada evento, os visitantes eram recebidos por 12 equipes, em média, formadas por docentes, discentes e técnicos administrativos. 

“Em tempos nos quais a ciência e o saber científico são questionados, é importante levar o conhecimento ao maior número possível de pessoas, dentro e fora da Universidade”, pontua a coordenadora de Ações Integradoras Universidade Sociedade da Proec, Liana Jayme Borges. 

Encantamento

Ao participar do Ciência em Todo Lugar realizado no Parque Mutirama, a professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG, Mara Rúbia Marques, afirmou estar satisfeita ao “ver o encantamento das pessoas que, inclusive, elaboram outras leituras para além daquelas realizadas pelos alunos da disciplina. O diálogo ocorre por intermédio das imagens. É mais surpreendente do que imaginávamos”, disse na época. 

E é essa aproximação da comunidade com a produção científica e com os serviços oferecidos pela Universidade o principal objetivo do Ciência em Todos os Lugares. Assim como explica a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Lucilene Maria de Sousa, a cada edição, o evento leva para a sociedade a produção científica e acadêmica da UFG. “As pessoas vivenciam a ciência que está no dia a dia, inserida do cotidiano”, disse. 

Os interessados participar podem entrar em contato com a Proec pelo telefone (62-3521-1036), e-mail (proec@ufg.br), colocando no assunto da mensagem “Participação no Ciência em Todo Lugar” ou preenchendo o formulário de inscrição que está disponível no site da Proec.

Serviço - Ciência em Todo Lugar 2020

Datas (aos sábados):

25 de abril

  6 de junho

19 de setembro

14 de novembro

Horários: de 8h às 12h

Locais: serão confirmados posteriormente

 

Saiba mais

Parque também é lugar de ciência

Ação promove popularização da Ciência

 

Fonte: Secom / UFG

Categorias: notícias Editais Inscrições abertas Proec