Círculos Matemáticos

Estudantes do projeto Círculos Matemáticos são premiados na OBM 2019

Em 06/02/20 16:40.

Projeto de extensão da UFG tem objetivo de aproximar jovens de uma nova forma de aprender matemática

Alunos do Projeto de Extensão Círculos Matemáticos da Universidade Federal de Goiás foram premiados na 23ª Semana Olímpica da Olimpíada Brasileira de Matemática que ocorreu em Natal (RN) de 23 a 31 de Janeiro. O projeto é coordenado pelo professor Bruno Holanda da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE UFG). O "Círculos Matemáticos de Goiânia (CMG)" é um programa com encontros semanais que visa a aproximação de jovens com idade entre 11 e 17 anos com uma nova forma de aprender Matemática.

Segundo o professor, a ideia dos círculos matemáticos não é nova. Eles começaram na Hungria por volta de 1900 em paralelo com o nascimento das olimpíadas de matemática. Após fazerem enorme sucesso no leste europeu, Ásia e Estados Unidos, esse projeto chega ao Brasil trazendo uma nova proposta para o ensino da Matemática.

O principal objetivo dos professores do projeto é fazer com que os alunos aprendam a gostar de matemática por meio de problemas que desafiam o raciocínio lógico. Os estudantes têm a oportunidade de aprenderem sobre diversos tópicos que não são abordados pela grade padrão das escolas como: Princípio da Casa dos Pombos, Indução, Aritmética Modular e outras. "Fazemos tudo isso desenvolvendo a curiosidade e autonomia dos nossos estudantes. E o mais importante, nossos alunos são estimulados a sonhar alto: entrar nas melhores universidades do Brasil e do mundo, criar projetos sociais de educação, representar o país nas competições de matemática internacionais e muito mais. Nós acreditamos que uma educação de qualidade é a melhor forma de crescimento social", afirma o professor.

Círculos Matemáticos
Confira os alunos do projeto premiados na OBM 2019:

Bruno Dumont - Medalha de Ouro
Pedro Porto - Medalha de Prata
Larissa Lemos - Medalha de Bronze
Luís Guilherme Silveira - Medalha de Bronze
Felipe Stanley - Menção Honrosa
Rodrigo Brom - Menção Honrosa
Jonatan Lima - Menção Honrosa

Veja o programa da TV UFG sobre o projeto:

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias FACE Premiação Prêmio UFG