Leonardo Carlos de Andrade_Prêmio Destaque Educação 2019

Professor da UFG recebe Prêmio Destaque Educação 2019

Em 20/01/20 16:05.

Leonardo Carlos de Andrade participou de equipe que desenvolveu um projeto de introdução ao pensamento científico na educação básica

O professor convidado da pós-graduação lato senso e discente do mestrado em Educação Física da UFG, Leonardo Carlos de Andrade, recebeu o Prêmio Destaque Educação 2019, organizado pelo Fórum Nacional de Escolas do Brasil e pelas empresas internacionais de educação Student Travel e Educational Leaders. Leonardo integrou uma equipe de professores que desenvolveram um projeto de introdução ao pensamento científico na educação básica.

Leonardo Carlos de Andrade_Prêmio Destaque Educação 2019

A iniciativa premiada apresentou uma proposta inovadora, na qual os alunos fizeram uma pesquisa científica que resultou em uma produção que foi exposta em uma Feira de Ciências e apresentada, pelos estudantes, para uma banca de especialistas. De acordo com Leonardo, a ação de iniciação científica fomentou o potencial de arguição e pensamento crítico dos alunos, ao mesmo tempo que indicava resoluções de problemas sociais.


"Na adolescência, devemos focar na importância da pesquisa para a aquisição do conhecimento com uma formação crítica, criativa e contemporânea. Para isso, não basta responsabilizarmos os discentes e cobrarmos seus resultados, devemos dar os subsídios e caminhos para ele percorrer", afirmou Leonardo. Segundo o professor, os adolescentes aprenderam métodos e tipos de pesquisa de acordo com a visão de alguns autores, ressaltando também um olhar sensível para a realidade brasileira. Leonardo também atuou como professor no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG) e, na ocasião, foi destaque no Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação e instituições parceiras.


Além de Leonardo, fizeram parte da equipe os professores Daniella Almeida, Edson Araujo, Débora Menezes, Tiago Lopes, Bruna Isac, Marcela Naves, Johnathan Vieira, Adalene Barbosa, Regina Queiroz, Thiago Sampaio, Jéssica Duarte, Gilmar Rodrigues, Marco Túlio, Vittor Bruno, Miriã Lira, Brunno Juliano.

Prêmio Destaque Educação 2019
Leonardo desenvolveu o projeto com uma equipe de professores

 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: NOTÍCIAS