Consuni homenageia destaques da comunidade universitária em 2019

Em 13/12/19 14:48.

Professores, técnicos administrativos e estudantes receberam Certificado de Reconhecimento em cerimônia realizada nesta sexta-feira (13/12)

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

Como já é tradição, a última reunião ordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (Consuni/UFG) homenageia professores, técnicos administrativos e estudantes que, durante o ano, se destacaram em atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, cultura, esporte, inovação tecnológica e boas práticas de gestão administrativa. Cerca de 500 integrantes da comunidade universitária receberam o Certificado de Reconhecimento UFG em cerimônia realizada nesta sexta-feira (13/12), no auditório da Biblioteca Central, no Câmpus Samambaia.

Acesse aqui o álbum de fotos.

Parte dos homenageados com o Certificado de Reconhecimento Consuni UFG

"Hoje é um dia de festa. Se esta Universidade chega na véspera de seus 59 anos tão viva, forte, inclusiva e relevante para a sociedade é porque cada um de vocês se dedica ao máximo", disse o reitor Edward Madureira Brasil na abertura da solenidade. Ele lembrou do esforço e da dedicação necessários durante um ano de ataques às instituições públicas de ensino superior e de contingenciamentos de recursos que dificultaram a vida financeira das universidades.

Edward fez um agradecimento especial aos diretores de unidades acadêmicas e órgãos administrativos – locais onde, segundo o reitor, a Universidade acontece. "Esta é só uma pequena amostra do potencial da UFG", pontuou. Ele também ressaltou que 2019 foi um ano em que a UFG foi atuante no diálogo com a sociedade, ocupando todos os espaços para mostrar sua importância.

Por fim, Edward comemorou a efetivação das Universidades Federais de Catalão (UFCAT) e de Jataí (UFJ), criadas em março de 2018 e que tiveram empossados, no último 12/12, seus respectivos reitores pro tempore. “Esta é uma vitória de todo o estado de Goiás”, finalizou.

Reitor Edward Madureira abriu a cerimônia no auditório da Biblioteca Central

Enfrentamento e resistência

A vice-reitora Sandramara Matias Chaves destacou a participação das mulheres em todas as áreas da UFG, refletindo no número de homenageadas no Consuni. Ao falar sobre a importância da Universidade para a democratização do ensino público superior, ela mencionou a criação do Programa UFGInclui, antes mesmo da Lei de Cotas, que oferta vagas em todos os cursos de graduação para indígenas e quilombolas. Outro destaque da vice-reitora foi a excelência da UFG na formação de professores em todas as áreas de conhecimento.

Ao se referir a um ano de adversidades, Sandramara fez questão de afirmar que a Universidade mostrou sua capacidade de enfrentamento e resistência. Prova disso foi a quantidade de eventos promovidos ou apoiados pela UFG, mostrando a força da instituição no ensino, na pesquisa, na extensão e na cultura. Outra conquista é o novo prédio do Hospital das Clínicas, a ser inaugurado em 2020.

Vice-reitora Sandramara Matias destacou a importância da UFG para a sociedade

Fonte: Secom/UFG