Com Ciência - Experimentação na Escola 1

Projeto "Com Ciência - Experimentação na Escola" realiza seminário de encerramento

Em 09/12/19 14:05.

Iniciativa é realizada por meio de parceria entre o PPGCB e a Prefeitura de Goiânia

O projeto "Com Ciência - Experimentação na Escola" realizou, neste sábado (7), um seminário público como atividade de encerramento. O projeto de extensão foi criado por meio de uma parceria do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCB/ICB/UFG) com as Secretarias Municipal de Educação (SEM)  e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (SEDETEC) da Prefeitura Municipal de Goiânia. 

Com Ciência - Experimentação na Escola 1

O Projeto tem por objetivo a formação continuada dos professores do ensino básico, fornecendo oportunidade de atualização em tópicos e metodologias aplicadas na área de ciências, visando sua formação permanente e continuada, bem como sua valorização profissional. Durante o período de setembro a dezembro de 2019, docentes e discentes do PPGCB realizaram técnicas experimentais em ciências com professores de escolas municipais, em um curso quinzenal realizado na GERFOR (Gerência de Formação dos Profissionais da SME).

Posteriormente, os professores aplicaram as técnicas aprendidas no curso, nas escolas onde atuam. No seminário público, os professores fizeram relatos e apresentaram registros da experiência que tiveram nas suas escolas. A importância do curso e o aproveitamento obtido para a melhoria da formação foram unânimes nas falas dos professores municipais. 

Com Ciência - Experimentação na Escola 2

O reitor da UFG , Edward Madureira Brasil, participou do Seminário juntamente com a pró-reitora de extensão da UFG, Lucilene Maria de Sousa, o Diretor do ICB, Gustavo Pedrino, o Secretário da Sedetec Celso Camilo, a representante da SME, Vilma Lúcia Pinto, o coordenador do PPGCB, Carlos Castro, e a Coordenadora do projeto,  Raphaela Georg, os quais enfatizaram a importância dessa parceria Universidade-Escola em benefício da melhoria da qualidade da educação em comunidades menos assistidas. 

"Essa ação pioneira do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, sem dúvidas, estabelece um mecanismo de diálogo permanente entre a pós-graduação e a comunidade escolar. Essa ação criou um abre-alas para que outros grupos da Universidade, nesta e em outras áreas da educação e em outras ações sociais, venham intensificando as atividades extensionistas em benefício direto da sociedade", enfatiza a Coordenadora do Com Ciência, Raphaela Georg.

Fonte: Projeto "Com Ciência - Experimentação na Escola"

Categorias: notícias