Politizar_geral.jpg

Politizar Goiânia inicia o treinamento dos jovens vereadores amanhã, na Câmara Municipal

Em 11/11/19 11:52.

Iniciativa da UFG dá a oportunidade de jovens do ensino médio atuarem como vereadores na Casa Legislativa

Após a seleção dos 35 estudantes, feita através de redação dissertativa-argumentativa, com o tema “A Importância da Participação da Juventude na Política Local”, ocorre, amanhã, 12, a etapa do treinamento. A cerimônia de abertura contará com autoridades da reitoria da UFG, o reitor Prof. Edward Madureira, e a vice-reitora, Profª Sandramara Matias; da direção das faculdades de Ciências Sociais, de Educação e de Letras; além da presença de alguns vereadores da Casa.

A programação do treinamento é composta, principalmente, por palestras que servirão de apoio para a atuação dos futuros vereadores. Temas como poder Legislativo Municipal, o papel do vereador, os trâmites do processo legislativo, o sistema partidário, além de um workshop sobre a elaboração de um projeto de lei. Depois do treinamento, os jovens terão o prazo de quase um mês para fazer o texto-base, o qual irão apresentar em tribuna, durante a simulação, de 4 a 7 de dezembro.

Iniciativa da Universidade Federal de Goiás, o Politizar Goiânia trata-se de um projeto de extensão da UFG, em parceria com a Câmara Municipal de Goiânia. Nele, 35 estudantes do ensino médio terão a oportunidade de atuar, na simulação, como vereadores da Casa Legislativa Municipal, aproximando-se da prática política e tornando-se protagonistas responsáveis pelo presente e futuro da sociedade na qual estão inseridos.

Na simulação, os jovens vereadores irão tomar posse, compor comissões temáticas, propor projetos de lei voltados à cidade de Goiânia, discutí-los em Parlamento, defender sua aprovação em tribuna, além de participar de audiências públicas. Vale lembrar que existe a possibilidade dos participantes contribuírem para a sociedade, caso tenham algum projeto adotado pelos vereadores da Casa e, se aprovado, colocado em prática.

O Projeto Politizar Goiânia foi inspirado no convênio entre UFG e Assembleia Legislativa de Goiás, o Politizar UFG Alego, que em sua 4ª edição, teve um número recorde de inscritos, com mais de 500 interessados em participar. Diferentemente da versão da Câmara, o Politizar da Alego conta com 41 deputados, 41 assessores parlamentares e 6 jornalistas políticos, somando um total de 88 simulandos, todos com ensino superior completo.

Fonte: Equipe Politizar

Categorias: Notícias