Mostra Inovação

IPE Lab e Mostra de Inovação são destaque em Ranking de Universidades Empreendedoras

Em 30/10/19 14:56.

Iniciativas da UFG aparecem como cases nas categorias Infraestrutura; Cultura Empreendedora e Inovação; e Inovação e Extensão

A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi uma das cinco universidades brasileiras premiadas pelos bons cases de incentivo ao empreendedorismo no Ranking de Universidades Empreendedoras 2019. A instituição ganhou o reconhecimento na categoria Infraestrutura por ter criado a Rede IPE Lab de laboratórios abertos de prototipagem. Além de ter sido reconhecido com uma boa prática de infraestrutura, o case ainda se enquadrou nas categorias de Cultura Empreendedora e Inovação.

O Projeto IPE (Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo) foi elaborado a partir de uma iniciativa da UFG de implantação de um makerspace no Parque Tecnológico Samambaia. O projeto considera a existência de laboratórios abertos de prototipagem, estruturados em rede, que visam estimular a criatividade e o empreendedorismo inovador no estado de Goiás.

A Rede IPE Lab é fruto da parceria entre UFG, Sebrae-GO, Fapeg e Funape e conta com nove laboratórios distribuídos em cinco cidades. Os IPE Labs são abertos à sociedade e oferecem aos usuários um ambiente inovador, oportunidade de conexão entre pessoas, oficinas, ferramentas e equipamentos para prototipagem (impressoras 3D, torno, máquinas e CNCs).

Mostra de Inovação

Outro case reconhecido da UFG foi a 1º Mostra de Inovação, na categoria Inovação e Extensão. O evento, que teve sua segunda edição em 2019, foi promovido pela UFG com o intuito de aproximar as empresas e a sociedade em geral, apresentando exemplos do potencial da Universidade em pesquisas com viés de inovação tecnológica. A mostra apresentou, em estantes dinâmicos e interativos, protótipos, pesquisas inovadoras, novos produtos e processos com potencial de transferência de tecnologia.

O evento recebeu mais de 3 mil visitantes e propiciou, além do networking, a geração de novos contratos e negócios. A Mostra de Inovação reuniu as áreas de bioengenharia e biomecânica, biofarmácia e farmacocinética, cosméticos sustentáveis, diagnósticos rápidos, ensino com gameficação, imagens e geoprocessamento, mídias interativas, inovação em construção civil, tecnologia da informação, inteligência artificial, inovação para mídias educacionais, melhoramento vegetal, nanotecnologia para saúde, processos analíticos, processamento mineral, química do Cerrado, sistemas analíticos portáteis, além de vários agentes do ecossistema de inovação, tais como empresas juniores e startups incubadas na UFG, Sebrae, Inpi, RGI e fundações de apoio à pesquisa e inovação.

Ranking

Realizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), o ranking enumera as universidades mais empreendedoras do país e busca compreender quais práticas incentivam a inovação e o empreendedorismo nas instituições de ensino superior. A Confederação Brasileira de Empresas Juniores tem por missão representar o Movimento Empresa Júnior e potencializá-lo como agente de formação de empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. Integra as mais de 960 empresas juniores, presentes em mais de 180 instituições de ensino superior, espalhadas pelas 27 unidades federativas brasileiras.

O Ranking de Universidades Empreendedoras é feito a partir da coleta e análise de dados provindas de três diferentes fontes. A pesquisa de percepção, tem como objetivo coletar as percepções dos próprios alunos das universidades brasileiras; a coleta por meio dos embaixadores visa obter informações autodeclaradas pelas universidades; já os dados de fontes secundárias, ou seja, base de dados, objetivam complementar, a partir de informações já existentes, a pesquisa.

Fonte: Secom/UFG