Weby shortcut
Reino Unido
Banner Minha Vida sem a UFG

Empresários falam sobre a importância da UFG no setor sucroenergético

Criada em 29/10/19 11:39.

Depoimentos integram série de vídeos da campanha "Minha vida sem a UFG, nem pensar"

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é responsável por pesquisas relacionadas ao melhoramento genético da cana-de-açúcar, por meio da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa). O setor reúne produtores de etanol, açúcar e energia elétrica, e é um dos segmentos que impulsionam a economia do estado de Goiás. Atualmente, a Ridesa é responsável por 70% da cana plantada no Brasil.

O vídeo da campanha "Minha vida sem a UFG, nem pensar" traz depoimentos de empresários do setor sobre a importância dessas pesquisas para o desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar mais resistentes a pragas, que melhoram a produtividade e alongam a safra. O resultado foi uma mudança de perfil das indústrias sucroenergéticas de Goiás.

Este é o sexto vídeo da campanha "Minha vida sem a UFG, nem pensar", com produções que retratam a importância da Universidade na vida de toda a população. O material, produzido pela TV UFG, aborda temas como a qualidade do ensino, as pesquisas e o desenvolvimento tecnológico, a interação entre a Universidade e empresas, as ações de extensão, os atendimentos na área da saúde e a formação de professores. O objetivo é mostrar que os recursos públicos federais são essenciais para o trabalho que a UFG desenvolve pelo estado de Goiás.

Os vídeos estão disponíveis no canal da UFG no YouTube.

Os vídeos trazem o depoimento de pessoas que tiveram e têm suas vidas transformadas pela UFG. São estudantes, professores, pacientes atendidos em unidades de saúde mantidas pela Universidade, empresários e personalidades da área artística e cultural, como o ator Odilon Wagner e a dupla João Neto e Frederico – veterinário e engenheiro agrônomo formados na UFG. Com isso, a campanha incentiva a sociedade a se juntar na luta em defesa de um patrimônio que é de todos.

UFG em números

A UFG possui mais de 30 mil estudantes matriculados em 156 cursos de graduação, além de 700 alunos na educação básica e 10 mil na pós-graduação. Oferece ainda 75 cursos de mestrado e 44 de doutorado. Na área da saúde, o Hospital das Clínicas da UFG realiza mais de 120 mil consultas e 19 mil internações por ano, todas pelo SUS. A Faculdade de Odontologia atende em média 500 pacientes por mês e o Laboratório Rômulo Rocha faz cerca de mil atendimentos mensais. Já as ações de extensão abrangem 200 municípios e beneficiam 500 mil pessoas.

A UFG também desenvolve pesquisas em colaboração com mais de 100 países, além de parcerias com empresas para a geração de novas tecnologias. Por ser pública e gratuita, ela socializa esse conhecimento e transforma a sociedade. O Centro de Incubação da UFG já graduou 25 empresas que somam receita bruta de R$ 24 milhões. Na área artística, a Universidade oferece mais de 900 espetáculos, alcançando um público superior a 30 mil pessoas.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Campanhas Institucionais