Encontro procuradores

Procuradores educacionais discutem regulação da educação superior pública brasileira

In 29/10/19 10:49 .

UFG foi representada pelo procurador educacional Pedro Cruz, que preside entidade nacional do segmento

Procuradores educacionais das instituições públicas de educação superior de todo o país participaram, entre os dias 16 e 18 de outubro, em Vitória (ES), do IX Encontro Nacional de Procuradores Educacionais Institucionais (Enpi-Ipes). O evento teve como objetivos capacitar os profissionais que atuam na regulação da educação superior pública brasileira, nivelar procedimentos relacionados a processos de avaliação e supervisão da educação superior, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Centro da Educação Superior, Educação Técnica e Tecnológica e Educação Básica.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi representada pelo procurador educacional Pedro Cruz, que preside o Colégio de Procuradores das Instituições Públicas de Educação Superior (Copi-Ipes), além do assistente em administração Hugo Ferreira Ginu, da Secretaria de Planejamento (Segplan).

Participaram do evento procuradores institucionais dos institutos federais, universidades federais e estaduais, escolas técnicas e Cefets, além de representantes da coordenação dos censos da Educação Superior e da Educação Básica. Representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) apresentaram a Plataforma Nilo Peçanha. O professor Dilvo Ilvo Ristoff traçou um panorama sobre a educação superior brasileira e o encontro contou ainda com um espaço de socialização de experiências de boas práticas apresentadas por procuradores das instituições.

O procurador da UFG destacou a mesa-redonda que debateu direitos humanos na perspectiva das políticas de ações afirmativas, apresentada pela procuradora federal em Vitória, Elisandra de Oliveira Olímpio, pelo professor Gustavo Henrique Araújo Forde (Universidade Federal do Espírito Santo) e pela professora Ignez Brigida de Oliveira Pina (Instituto Federal do Espírito Santo).

O X Encontro Nacional dos Procuradores Educacionais será realizado na Unirio, no Rio de Janeiro, em outubro de 2020.

Encontro procuradores

Pedro Cruz, procurador educacional da UFG, durante encontro nacional (Foto: Acervo Pessoal)

Fonte: Secom/UFG

Categorie: notícias