Servido José Maria 2

Servidor do HC-UFG participará da Caminhada Ecológica 2019

Em 10/07/19 13:53.

Caminhada reúne atletas que percorrerão 310 Km até a cidade de Aruanã

O técnico em Laboratório do Banco de Sangue do Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), José Maria dos Santos, foi um dos 29 atletas selecionados para a Caminhada Ecológica 2019. Essa é a 16ª vez que ele participa da Caminhada, que tem um percurso de 310 quilômetros.

Servido José Maria 2

A Caminhada Ecológica, que está em sua 28ª edição, será realizada de 15 a 20 de julho e terá como tema “Pelo Cerrado #Somos resistência”. Os atletas sairão da cidade de Trindade no dia 16/07 e, durante cinco dias, vão caminhar até a cidade de Aruanã (GO), onde serão recebidos no dia 20/07. Os atletas percorrerão 60 quilômetros por dia até chegarem ao seu destino.  

José Maria dos Santos trabalha no HC-UFG há 25 anos e está hoje com 65 anos de idade. Ele participou da seletiva pela faixa etária acima dos 56 anos e diz que se sente muito feliz por estar entre os classificados para a Caminhada. “A seletiva não é fácil, mas o exemplo que deixo aqui é o de que, se desejamos conquistar algo, não existe super-herói, mas sim muita garra e força de vontade”. A seletiva foi realizada em junho, no Parque Areião, onde os atletas tiveram que caminhar 60 quilômetros em um dia, divididos em dois percursos de 30 quilômetros, e também passaram por uma série de exames.

José Maria dos Santos iniciou a vida de atleta em 1994, quando pesava 88 quilos e decidiu mudar de hábitos. Ele perdeu mais de 25 quilos e, desde então, já participou de várias caminhadas e corridas, como a Maratona Internacional de Buenos Aires (2015), cujo percurso é de 42km; a Maratona da Caixa Econômica, a Meia Maratona de Goiânia (21km) e a Maratona em Movimento (42km), também em Goiânia, realizada em prol dos portadores de Esclerose Múltipla.

O atleta agradece o apoio da família, formada pela esposa, dois filhos e três netos, que sempre o motivou desde o início de seus treinos. Ele agradece, em especial, a sua esposa Sebastiana Lemes, que sempre o acompanha nas caminhadas.

A Caminhada

Promovida pelo Grupo Jaime Câmara, a Caminhada Ecológica é realizada todos os anos, desde 1990, no mês de julho, que é o mês da alta temporada no Rio Araguaia. 

O tema da Caminhada deste ano, “Pelo Cerrado #somos resistência”, tem como objetivo inspirar os goianos a lutarem pela preservação de um dos biomas mais ricos do mundo. Ao caminhar, os atletas pretendem despertar nas pessoas a mudança de hábitos e, ao mesmo tempo, alertar sobre a importância de preservar os recursos naturais, a flora, a fauna do Cerrado e o Rio Araguaia. 

Categorias: notícias