estagiários_facebook.jpg

Em 09/07/19 13:13.

João Netto e Misael Mateus irão realizar estágio de três meses

Texto: Valeska Fernandes - Assessoria de Comunicação do INF
Os estudantes do curso de Ciência da Computação do Instituto de Informática (INF), João Netto, 5° período e Misael Mateus, 7° período, foram selecionados para estagiar na sede do Facebook, em Londres na Inglaterra. Os estudantes embarcam em janeiro de 2020 e ficarão por três meses realizando atividades no âmbito da computação. Ambos, João e Misael, se dedicaram a participar de maratonas de programação, o que proporcionou maiores chances no processo seletivo do Facebook.
Misael participou duas vezes da maratona e afirma que isso o ajudou na entrevista porque elas são semelhantes: “As maratonas são competições para resolver problemas com algoritmos e coisas básicas da computação, é mais relacionada a grafos e estruturas de dados o que acaba ajudando nas entrevistas que possuem a mesma temática” disse Misael. João ainda complementa: “Na verdade, as entrevistas são bem mais fáceis que a maratona em si”.
O processo seletivo consistiu nos estudantes se inscreverem no site do Facebook e aguardar o retorno da empresa. Quando são chamados, realizam duas fases online e em inglês com profissionais do Facebook de Londres. A primeira fase possui 45 minutos e os alunos têm que resolver dois exercícios de programação e a segunda fase são 45 minutos com exercício de programação e 15 minutos de perguntas sobre questões dos alunos com a universidade.
 Os futuros estagiários afirmam que o segredo está em saber explicar bem os exercícios: “Não consegui resolver um exercício da primeira fase mas passei porque mostrei para eles o desenvolvimento e o raciocínio lógico” afirma João. “Eles estão mais interessados em saber como você resolve um problema do que a solução em si, querem saber como você pensa e aborda um problema difícil e novo”,  complementa Misael.
Por agora, os alunos esperam por dezembro, que é o mês que o Facebook irá contactar os estagiários para fornecer mais informações sobre o projeto que irão realizar na empresa. “Eles esperam que você consiga mexer em qualquer área dentro da computação” afirma Misael.
estagiários_facebook.jpg
João Netto e Misael Mateus começam o estágio em março de 2020