Campanha do Siass ressalta a importância de doar sangue 2

Campanha do Siass ressalta a importância de doar sangue

Em 04/07/19 14:25.

Ação interinstitucional promovida entre IFG, IF Goiano e UFG realiza coleta de sangue no Câmpus Samambaia

Texto: Maryana Souza Borges

Fotos: Pedro Gabriel

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da UFG realizou nesta quarta-feira (3/7), uma ação de incentivo à doação de sangue, na qual o caminhão do hemocentro foi até o estacionamento do Instituto de Ciências Biológicas IV (ICB), no Campus Samambaia, para receber doadores. Esta ação faz parte da campanha “Junho Vermelho” e é promovida a partir de uma parceria interinstitucional entre IFG, IF Goiano e UFG, além da colaboração dos sindicatos. O ônibus coletor do hemocentro ficou no Campus Samambaia durante todo o dia e recebeu doações de alunos, professores e servidores da comunidade da UFG.

Campanha do Siass ressalta a importância de doar sangue 2
Alunos, professores e servidores fizeram doações

Apesar de junho ser o mês com mais visibilidade para a doação de sangue, a campanha interinstitucional foi dividida em duas etapas. A primeira fase foi realizada no dia 03 de julho no Campus Samambaia e a segunda fase vai ocorrer no dia 04 de dezembro no Campus Colemar Natal e Silva. Eduardo Henrique Morais Lobo, responsável pela organização dessa ação, explica que a escolha por esses dias foi por conta de ser vésperas do período de férias letivas e, como ambos acontecem na quarta-feira, há um fluxo maior de pessoas nos campus e, por isso, mais possibilidade de doadores.

Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas e para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50kg, estar alimentado e apresentar documento de identificação com foto. Antes da coleta ser realizada há a criação do cadastro do doador, em seguida são verificados os sinais vitais e é feita uma triagem clínica para saber se a pessoa está apta ou não para doar sangue. A estudante Morgana Oliveira e Ana Clara Santos esperam ações futuras e ressaltam a importância de levar o caminhão de coleta aos campus “porque às vezes a gente não tem tempo de ir no hemocentro, aí a gente já tá aqui todo dia também”, completa Morgana.

Campanha do Siass ressalta a importância de doar sangue 1

Categorias: notícias