Capa_site_2019_Comunicado

PROAD recomenda que ar condicionado seja desligado no período da manhã

In 13/06/19 17:22 .

Medida visa minimizar impactos da crise orçamentária

A Pró-Reitoria de Administração de Finanças (PROAD) solicita aos Gestores que orientem a comunidade acadêmica para que equipamentos de ar condicionado permaneçam desligados no período da manhã, até o meio dia. O mesmo se aplica ao período noturno, a partir das 18h.  Exceto laboratórios e salas técnicas cujas atividades dependem do controle estrito da temperatura não precisam seguir tais orientações. Estima-se que tal medida possibilitará redução de aproximadamente 30% no consumo de energia da instituição, no período. Aplicada aos meses de junho, julho e primeira quinzena de agosto, pode representar a possibilidade de funcionamento da Universidade até o mês de setembro.

A solicitação foi divulgada por meio de um ofício circular no qual a PROAD presta esclarecimentos sobre a crise orçamentária da UFG. o documento informa que, com liberação de apenas parte do orçamento previsto para o primeiro semestre de 2019, a Universidade Federal de Goiás já enfrenta dificuldades para honrar seus compromissos contratuais. A preocupação aumenta com a possibilidade de não haver verba suficiente para fechar o ano, dado o bloqueio dos 30% do orçamento para manutenção realizado pelo MEC.

A PROAD, juntamente com uma comissão composta por Diretores de Unidades, tem discutido alternativas para minimizar os impactos desta crise e adiar ao máximo a paralisação das atividades da instituição, na expectativa que o bloqueio seja suspenso antes dessa fatídica consequência.  Uma das medidas avaliadas pela comissão foi a redução do consumo de energia, cuja demanda está entre as de maior custo para a UFG. Clique aqui para ler o documento completo.

Categorie: notícias