campus limpo1.jpg

Por um câmpus mais limpo

En 06/06/19 08:37 .

Atividade realizada no Câmpus Samambaia busca engajamento e conscientização da comunidade universitária

Texto: Lucas Humberto

Fotos: Maryana Souza

Entre sacos de lixos azuis que se destacavam ao sol da manhã do dia 5 de junho, foi realizada no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, a atividade “Câmpus Limpo - Lixo Zero”. A ação faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente na UFG, que é realizada a partir de uma parceria entre o projeto UFG Sustentável, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), a Secretaria de Comunicação (Secom), a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e a Nutrir Alimentos.

A Semana do Meio Ambiente teve início no dia 3 de junho, que segue até o dia 7, conta com uma programação diversa que visa mostrar a importância da sustentabilidade. A ação “Câmpus Limpo - Lixo Zero” foi um esforço de mobilização dos servidores da UFG em prol de mapear o Câmpus Samambaia buscando lixo, principalmente resíduos plásticos descartados de forma irresponsável. Um dos objetivos dessa ação é de reunir todo esse lixo para chamar atenção com relação à grande quantidade de resíduo descartado.

Na prática, a ação foi feita a partir da divisão de 4 grupos de servidores, de forma que todas as partes do Câmpus Samambaia fossem atendidas. Para o professor Emiliano Lôbo de Godói, coordenador do projeto UFG Sustentável, a ação tem o propósito de sensibilizar toda a comunidade universitária com relação a limpeza do câmpus. “É demonstrar através do exemplo, que se pode manter a nossa casa, que é a UFG, limpa”, completou.

Marco Antônio de Oliveira, secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), destacou a importância das atividades desenvolvidas e a forma com que elas atuam para poder chamar atenção sobre a quantidade de resíduos produzidos dentro do âmbito acadêmico. Para ele, esse é um momento de incentivar o engajamento de todos envolvidos de alguma forma com a UFG, buscando um ambiente mais sustentável. “A gente faz um balanço de que tipos de materiais foram coletados, e observa que tem muitos copos, canudos, muita coisa que poderia ser guardada e eliminada de forma mais consciente”, explicou. A ação também contou com apoio da Prefeitura de Goiânia, que disponibilizou uma equipe de combate à dengue.

A atividade “Câmpus Limpo - Lixo Zero” também foi realizada no Câmpus Colemar Natal e Silva, na última segunda-feira, 3 de junho. O servidor da UFG, Heliton França, ressalta a importância da Semana, em vista de conscientizar as pessoas sobre a reciclagem e a ação individual. “As pessoas reclamam do lixo, mas elas mesmo o jogam. É importante que cada um faça sua parte”, afirmou o servidor.

campus limpo2.jpg

Fuente: Secom UFG