Consuni 31 de maio

Consuni aprova Política de Comunicação da UFG

Em 31/05/19 18:15.

Documento traz diretrizes para a comunicação em toda a universidade

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Natália Cruz

Consuni 31 de maio

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás aprovou, na tarde do dia 31 de maio, o documento com a Política de Comunicação para a universidade. O documento que levou mais de quatro anos para ser finalizado nasceu do trabalho de uma comissão composta pela Assessoria de Comunicação da UFG, agora Secretaria de Comunicação, TV UFG, Rádio Universitária, Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e diversos outros órgãos e unidades que auxiliaram na produção do documento. 

Consuni 31 de maio

Para chegar ao resultado final, como colocou a relatora do processo, a diretora da FIC, Angelita Lima, muitas etapas foram cumpridas como pesquisa de campo com mais de 1200 pessoas, um site alimentado com todas as etapas do processo, 11 eventos temáticos com os temas centrais da política e mais de 50 reuniões da comissão, além de consulta pública. A professora Angelita ressaltou a necessidade de tornar a área de comunicação estratégica e criar uma cultura de comunicação em toda a instituição e deu parecer favorável a aprovação. Ela também destacou que a política propõe a criação de uma comissão de comunicação para avaliar a política e fazer recomendações às unidades e órgãos. Ela também reforçou um dos pontos da política que é a necessidade que projetos de pesquisa da universidade destinem recursos para a divulgação de seus resultados, no que a comunicação da universidade pode e deve auxiliar. 

Consuni 31 de maio

O Secretário de Comunicação da UFG, Magno Medeiros, ressaltou que poucas universidades possuem hoje políticas de comunicação, em especial, aprovadas pelos seus conselhos e destacou o papel da política em integrar os diferentes atores que fazem comunicação na universidade. A Secretária de Comunicação Adjunta, Daiana Stasiak, que também deu início ao processo de construção da política junto à comissão em 2015, destacou que a política pode não resolver todas as questões relacionadas à área, mas dirá rumos para que possamos continuar crescendo neste setor. Ela agradeceu a todos que estiveram envolvidos no processo de construção do documento. O professor Edward Madureira também parabenizou a equipe pela paciência e persistência no projeto até chegar a sua aprovação. O documento foi aprovado por aclamação de todo o Conselho.

Consuni 31 de maio

Confira o documento no Consuni.

Outras pautas - O Consuni aprovou diversas outras pautas no dia 31 de maio. Entre elas a criação do Programa de Pós-graduação Doutorado em Nutrição e Saúde (Regional Goiânia) e Mestrado em Engenharia Civil (Regional Catalão). Também foi aprovado por aclamação a proposta do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública de concessão do Título de Professora Emérita à Prof.ª Celina Maria Turchi Martelli. Ela que é professora aposentada da UFG, coordena Grupo de Pesquisa de Epidemia da Microcefalia, em Recife (PE), com projetos de pesquisa na área de infecção pelo vírus Zika desde 2015. Recebeu a nominação de revista Nature como uma das 10 cientistas mais importantes em 2016 e da TIME dentre as 100 pessoas mais influentes em 2017 na categoria de Pioneiros pela atuação na epidemia de Zika no Brasil.  

Na oportunidade o reitor também fez uma homenagem a servidora aposentada da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores, Venelúcia Cardoso, que na oportunidade estava auxiliando o conselho como voluntária diante de um desfalque da equipe que apoia o conselho. 

Vacinação - Durante a realização do Conselho o Programa Saúde do Trabalhador UFG+ em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde também realizou a vacinação contra a  influenza gratuitamente. Além de conselheiros, servidores da reitoria e estudantes também participaram da campanha que fez 500 vacinas durante a tarde. 

Fonte: Secom UFG

Categorias: notícias