UFG recebe intercambistas técnico-administrativos

Intercambistas técnico-administrativos são recepcionados na reitoria

Em 25/03/19 12:55.

Essa é a primeira vez que a UFG recebe intercambistas servidores

Texto: Carolina Melo

Fotos: Pedro Gabriel

Os intercambistas servidores técnico-administrativos e gestores de quatro instituições de ensino superior foram recepcionados nesta segunda-feira (25/3) pelo reitor Edward Madureira e pela vice-reitora Sandramara Matias Chaves. Eles foram selecionados pelo Programa Escala Gestores e Administradores da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e vão ter uma experiência de sete dias na Universidade Federal de Goiás. Outros quatro funcionários técnico-administrativos da UFG também foram selecionados pelo programa.

UFG recebe intercambistas técnico-administrativos
Intercambistas foram selecionados pelo Programa Escala Gestores e Administradores da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM)

Esta é a primeira vez que a universidade recebe intercambistas técnico-administrativos e gestores. Dois deles, o argentino Fernando César Dufrechou, da Universidad Nacional del Literol,  e o paraguaio Miguel Aldo Gonzales Armo, da Universidad Nacional de Asunción, vão participar de atividades na UFG de hoje até o dia 29 de março. Já Sandra Mónica Ferreyra, da Universidad Nacional del Nordeste chega dia 6 de maio e, em agosto, será a vez de um representante da Universidad Nacional del Nordeste e Universidad Nacional del Noroeste de la Provincia de Buenos Aires (UNNOBA).

Durante o encontro, no final da manhã de hoje, os intercambistas puderam apresentar suas instituições e suas expectativas em relação à estadia. O reitor Edward Madureira deu as boas-vindas aos servidores e ressaltou as possibilidades de aprendizagem mútua do Programa. “Pra gente é uma alegria a mobilidade que extrapola a área área acadêmica. Aqui na UFG estamos investindo na organização administrativa e na gestão. Com a ampliação, tornamo-nos uma grande universidade no Brasil. A instituição se orgulha de sua política de inclusão e da qualidade do ensino. Temos o que ensinar e, inclusive, muito a aprender. Ao longo dessa experiência, no que pudermos contribuir, estamos à disposição”, afirmou.

A vice-reitora Sandramara Matias destacou o ganho institucional das mobilidades internacionais. “É um crescimento pessoal, profissional e institucional. A UFG vem buscando potencializar a internacionalização em todos os âmbitos. Esperamos que a iniciativa possa contribuir com a viabilidade de outras ações de trocas e crescimentos nas áreas do ensino, pesquisa e na administração”, afirmou.

O programa visa a mobilidade de servidores técnico-administrativos para troca de experiências e aprendizado. A servidora da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFG, Priscilla Nunes Mota, foi uma das selecionadas. Ela fará a mobilidade em maio na UNNOBA. “Acredito que será proveitoso. Aqui cuido da recepção dos intercambistas, então terei experiência para aperfeiçoar os nossos procedimentos e contribuir com o procedimento deles”, afirmou. Além dela, os servidores Weberson Ferreira Dias e Tiago Rodrigues Galvão, da regional Goiás, e Michaela Andrea Bette Camara, de Jataí, estão entre os intercambistas da UFG.

III UFG Poncho Infoday

No dia 29 de março, no último dia de experiências dos primeiros intercambistas na UFG, ocorrerá o evento Poncho Infoday. Dentro da programação, o argentino Fernando César e o paraguaio Miguel Aldo Gonzales vão apresentar suas respectivas instituições e suas impressões da mobilidade realizada na UFG. O evento é organizado pela  Diretoria de Relações Internacionais (DRI), no âmbito do Projeto PONCHO: Internationalization of Latin American peripheral Universities through sustainable integration and inclusive implementation of International Relations Offices, financido pela Comissão Europeia. A ação visa divulgar os projetos e compartilhar experiências de pessoas que fizeram mobilidade estudantil, docente ou técnico-administrativa.

Categorias: notícias