UFG_3408.JPG

PRPG realiza atividade de orientação aos programas de pós-graduação

Em 20/03/19 08:19.

Estão previstas atividades até o final do ano visando colaborar com as rotinas administrativas visando o fortalecimento da Pós-graduação na UFG

Texto: Caroline Pires

Fotos: Pedro Gabriel

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) realizou na manhã de hoje, 20/3 o lançamento oficial do Programa de Apoio à Gestão na Pós-graduação (PAGPG) e um seminario sobre o uso do  Programa de Apoio à Pós-graduação (Proap) . O objetivo do seminário de hoje é apresentar o programa, que promover a formação específica em gestão aos coordenadores dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade.

Na abertura do evento, o pró-reitor de pós-graduação da UFG, Laerte Guimarães reforçou que o papel desempenhado pelos coordenadores é fundamental para o sucesso dos programas de pós-graduação.  "Começamos o PAGPG apresentando os instrumentos de avaliação e estou muito feliz com os resultados que já estamos tendo, como por exemplo, a comissão que tem acompanhando a plataforma Sucupira", comemorou. O pró-reitor frisou ainda a importância de se realizar as orientações sobre o Proap logo no início do ano. "A Capes só disponibiliza os recursos quando apresentamos o plano de execução do Proap a tempo. Para isso queremos realizar um bom planejamento desde já", ressaltou. Laerte Guimarães concluiu sua fala lembrando da dedicação da PRPG em elevar as notas dos programas de Pós-graduação da UFG até o final do mandato da atual gestão.

Já  a diretora geral de pós-graduação stricto sensu/PRPG,  professora Elena Preuss, explicou que a criação do PAGPG foi pensada a partir de um diagnóstico sobre as necessidades da pós-graduação. Em sua fala, a diretora apresentou ainda a programação prevista até o final do ano que irá auxiliar a gestão e organização dos programas de pós-graduação.

O pró-reitor de Administração e Finanças, Robson Geraldine, ressaltou a importância da aproximação da Proad com a PRPG. Segundo ele isso é extremamente importante para o bom funcionamento e planejamento das atividades do dia-a-dia. "Estamos esperando surpresa em 2019, então quanto melhor nos prepararmos e organizarmos menos surpresas teremos", brincou. Robson Geraldine ainda se colocou a disposição para atender os coordenadores de pós-graduação a qualquer hora.

No período da tarde os participantes serão orientados pelo Departamento de Material e Patrimônio (DMP/UFG) sobre o gerenciamento de patrimônio e a utilização dos recursos disponível aos programas de pós-graduação.

Em defesa das Universidades Públicas

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, destacou a importância de programas e seminários para orientar e capacitar as pós-graduações. "Fico muito feliz de ver o auditório cheio não só de professores, mas de técnicos-administrativos que estão participando desse momento. Precisamos trabalhar de forma cada vez mais integrada", afirmou.

Edward Madureira explicou ainda que dedicou especialmente o primeiro ano da sua gestão pra pensar uma melhor estruturação da graduação, utilizando melhor os recursos financeiros e humanos da UFG e que isso se estende à pós-graduação. "Convidados a todos a ser menos unidade acadêmica e mais universidade, por isso a aproximação de todos é fundamental", reforçou. Edward Madureira concluiu sua fala salientando a importância da criação de uma cultura de planejamento na UFG.

Segundo o reitor, o ensino superior público tem sofrido ataques visando o seu desmantelamento, mas que hoje ele não é simplesmente uma pequena fração do Brasil, ele lembrou que existem hoje 334 campus de universidades e mais de 800 campus de Institutos Federais. "Nós iremos  continuar resistindo e avançando,  defendendo projetos a serem criados, programas a serem estabelecidos e nos aproximando com a sociedade", concluiu.

UFG_3415.JPG

Reitor discursou reforçando a necessidade de que o ensino público e gratuito seja garantido mesmo em cenários adversos

O que é Proap?

O Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e se destina a financiar atividades dos cursos de pós-graduação, proporcionando melhores condições para formação de recursos humanos. O Proap é destinado a financiar atividades de custeio que são necessárias para o funcionamento básico da pós-graduação.

Confira as próximas atividades do Programa de apoio à gestão na Pós-graduação.

UFG_3400.JPG

Professora Elena Preuss/PRPG apresentou a programação prevista até o final do ano

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias