Reunião UFG Secima 1

UFG promove reunião com a Secima

On 08/03/19 17:06 .

Licenciamento ambiental e despoluição do Meia Ponte fizeram parte da pauta da reunião

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Pedro Gabriel

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Secima), Andréa Vulcanis, esteve em reunião com o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, no prédio da Reitoria, no Câmpus Samambaia, na manhã desta sexta-feira (08/03). O encontro faz parte de uma iniciativa da UFG de se apresentar para estabelecer contatos e possíveis parcerias com os órgãos governamentais estaduais, que desde o dia 2 de janeiro de 2019 contam com novos gestores. O mesmo procedimento tem sido adotado com os municípios goianos e instituições federais desde o ano passado, com o início da gestão 2018-2021.

Reunião UFG Secima 2
Reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (08/03)

Durante a conversa, Edward Madureira destacou que a Universidade possui expertise nas mais diversas áreas do conhecimento, o que a torna uma potencial aliada nas áreas de gestão, pesquisa, na capacitação técnica, mestrado profissional e outras.

Andréa Vulcanis destacou a dificuldade financeira pela qual o governo estadual tem passado, bem como os desafios que encontrou nos dois primeiros meses à frente da Secima. Um dos pontos é destravar questões relativas ao processo de licenciamento ambiental, “trava a agenda” da pasta a curto prazo, e no médio e longo, o objetivo é repensar a agenda estrutural do órgão para que venha a servir de exemplo para o Brasil. “Precisamos sair do analógico para o digital. Da década de 1980 para o século 21”, afirma.

Como encaminhamento, foram propostas as seguintes frentes de trabalho: licenciamento ambiental, recursos hídricos, conservação, processos analíticos e pagamentos por serviços ambientais. Já na próxima semana, haverá uma segunda reunião, na Secima, para tratar de um projeto que a UFG já possui sobre a despoluição da bacia do Meia Ponte.

A secretária do Meio Ambiente também deverá fazer visitas ao Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), e ao Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), no Parque Tecnológico, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).

Kategorien: notícias última hora Institucional