logo CNPQ_2.png

Ekaterina Rivera recebe Título de Pesquisadora Emérita do CNPq

Em 22/02/19 11:01.

Ekaterina Rivera é servidora técnico-administrativa aposentada da UFG e dedicou sua trajetória às pesquisas sobre o  bem-estar animal

A servidora técnico-administrativa aposentada do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera recebeu o Título de Pesquisador Emérito do CNPq edição 2019. O prêmio foi concedido em reconhecimento a sua exemplar trajetória acadêmica e profissional, bem como a significativa contribuição para o desenvolvimento da ciência no Brasil. No ano de 2017, Ekaterina Rivera foi a primeira servidora da UFG a receber do Conselho de Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (Cepec/UFG) o o Título de Notório Saber. O prêmio equivale a um doutorado acadêmico.

A servidora possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967) e mestrado em Ciência Animal de Laboratório pela Royal Veterinary College University Of London (1989). Ekaterina iniciou o doutorado na mesma instituição em 1994, mas não chegou a concluí-lo. Ainda assim, ela se comprometeu a trazer para o Brasil o debate do bem-estar animal e teve participação decisiva na elaboração da Lei n° 11794/2008, que regulamenta o uso de animais para fins científicos.

Pesquisador Emérito

O título de pesquisador emérito é concedido anualmente ao pesquisador brasileiro ou estrangeiro, radicado no Brasil a pelo menos 10 anos, pelo conjunto da sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto a comunidade científica.

Ekaterina_01.png

Ekaterina Rivera durante a entrega do Título de Notório Saber pela UFG, em 2017