UFG e Alego_Politizar.png

UFG e Assembleia Legislativa de Goiás fortalecem parcerias

Em 19/02/19 10:29.

Gestores reafirmaram ações em comum com o objetivo de impactar positivamente e aproximar as instituições da sociedade

Texto: Caroline Pires

Fotos: Pedro Gabriel

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, recebeu na manhã de hoje, 19/2, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lissauer Vieira. Durante a reunião, o reitor apresentou a universidade e ambos reforçaram a necessidade de atuarem em prol do fortalecimento das instituições públicas. No encontro, foi discutido o estreitamento de relações no Projeto Politizar, a colaboração da UFG para capacitação de servidores da Alego, além de aproximação com a TV Assembleia.

Edward Madureira reforçou que o Politizar, assim como os projetos encabeçados em colaboração entre as instituições, devem sempre visar impactar positivamente a sociedade, chamando os cidadãos a participarem do dia-a-dia das instituições. "Lembramos em todas nossas ações que somos universidade 'de Goiás'. Tudo o que fazemos é para integrar e reforçar também a nossa relação regional”, afirmou. A vice-reitora da UFG reforçou o papel desempenhando pela universidade na sociedade. "O que é feito na UFG em termos de ensino, pesquisa, extensão e inovação na nossa é algo enorme e crescente", completou.

Na ocasião, Lissauer Vieira destacou que deve ser desestimulado os conflitos entre os poderes e que todos devem unir esforços para o desenvolvimento do país e a conquista da confiança da sociedade. “Mesmo com todas as dificuldades, precisamos acordar cedo e arregaçar as mangas para trabalhar pelo melhor do Brasil", frisou.

O reitor aproveitou a oportunidade para reforçar a necessidade de que seja garantida a obrigatoriedade do investimento em Ciência e Tecnologia em Goiás, e que o percentual, dos atuais 0,5%, seja aumentado gradativamente para 1%, a exemplo dos estados de São Paulo e Minas Gerais. O reitor ainda colocou a UFG, assim como as demais instituições de ensino publicas do estado de Goiás, à disposição para atender as demandas da gestão pública nas mais variadas áreas do conhecimento.

Participaram da reunião também o diretor administrativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Joel Sant'anna Braga Filho, o Diretor da Escola Legislativa da Alego, Teófilo Santos, a coordenadora do Politizar na Alego, Marisa Barbosa, o Pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFG, Everton Silveira e o Coordenador de Assuntos Administrativos da Reitoria, Eriberto Marin.

UFG e Alego_Politizar_02.png

Deputado Lissauer Vieira, e equipe, participou de reunião com Gestão da UFG

Politizar

O Projeto Politizar, iniciado em 2013 e retomado em 2017, promove à comunidade em geral, em especial aos estudantes universitários, acesso a conhecimentos e rotinas do poder legislativo estadual de Goiás. Na última edição, o Politizar recebeu 400 inscrições e selecionou 120 participantes.

A partir de treinamentos e de simulações de sessões legislativas na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o Politizar aproxima os estudantes da casa legislativa e contribui para o entendimento de suas funções e de sua representatividade. Na última edição 30 dos projetos apresentados foram aproveitados por deputados estaduais. As inscrições para a edição 2019 devem ser abertas no dia 13 de março.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias