Reunião planejamento

Equipe gestora da UFG define o planejamento de 2019

Em 15/02/19 12:52.

Representantes de pró-reitorias e secretarias apresentaram objetivos e metas para os próximos meses

Dirigentes de órgãos administrativos da Universidade Federal de Goiás (UFG) passaram a sexta-feira (15/2) reunidos no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, para traçar as metas da gestão para o ano de 2019. Representantes das Pró-Reitorias e Secretarias da instituição apresentaram as ações executadas no ano passado e aquelas previstas para os próximos meses.

O encontro reforça o estabelecimento de uma cultura de planejamento na Universidade. Além disso, conforme destacou a vice-reitora Sandramara Matias Chaves, contribui para a integração das equipes. "O trabalho em conjunto é um pilar desta gestão, para que toda a equipe caminhe na mesma direção".

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, também ressaltou a importância do momento para que as diferentes áreas administrativas conheçam as demais atividades desenvolvidas na Universidade. Ele lembrou que uma das ações prioritárias, no começo de 2018, foi a reestruturação organizacional da UFG, com a adequação das Pró-Reitorias e criação de Secretarias.

Reunião planejamento

Reitor da UFG apresentou números que mostram a evolução da UFG nos últimos anos

Desafios

Edward também apresentou aos gestores a evolução dos números da UFG relativos a cursos de graduação e pós-graduação, estudantes, professores, técnico-administrativos, entre outros. O reitor chamou a atenção para o salto experimentado no fim da década passada - fruto de política pública voltada para o ensino superior -, seguida da estagnação dos últimos anos.

Também foram apresentados comparativos entre os resultados apresentados pela UFG e as outras universidades federais brasileiras, a fim de identificar as áreas de destaque e aquelas nas quais é possível melhorar. Os dados mostram que a UFG deixou de ser uma instituição de pequeno ou médio porte para se tornar uma das maiores do país. Assim, além da graduação, a Universidade possui hoje uma pós-graduação consolidada e uma extensão forte e atuante.

Diante desse cenário, Edward considerou que a UFG não pode depender de ações individuais, mas sim de um projeto, sobretudo diante das incertezas acerca do investimento público no ensino superior. "O mais importante é o legado que vamos deixar para o país e a Universidade tem que fazer o seu papel", enfatizou.

O trabalho integrado também foi abordado pelo reitor. "As relações internas devem ser pautadas pela integração das equipes, com diálogo e sem imposição. Precisamos de menos unidades e órgãos e mais Universidade". Por fim, Edward destacou a importância da relação com a sociedade. Para ele, o dever de quem faz parte da UFG é mostrar o que é a Universidade e seu papel para o desenvolvimento do país.

Equipe2_gestora_planej

Parte da equipe de gestores em reunião de planejamento

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias Institucional