G Suite_02.png

Novo serviço de e-mail da UFG já está em funcionamento

In 29/01/19 09:53 .

Docentes e Técnico-administrativos da UFG podem acessar o PortalUFGnet e  utilizar o e-mail com todas as ferramentas disponibilizadas pelo G Suite

Texto: Caroline Pires

Acesso a outras ferramentas do Gsuite
A partir da sua conta de email é possível
acessar outras ferramentas do G suite.

Fotos: Natália Cruz

Os servidores docentes e técnico-administrativos em educação já podem ter acesso ao novo serviço de e-mail da UFG. A partir de hoje, 11 de fevereiro, será possível utilizar o G Suite for Education, da Google, e ter acesso a um e-mail com capacidade de armazenamento ilimitada, além de inúmeras funcionalidades para facilitar as atividades cotidianas de toda a comunidade da UFG. A Secretaria de Tecnologia da Informação (SeTI) informa ainda que, a partir do dia 20 de fevereiro, o serviço estará disponível também para os estudantes da UFG. O acesso ao e-mail será feito por meio do login e senha do Portal UFGnet e as funcionalidades poderão ser acessadas da mesma forma como são pelo Gmail, na lateral superior direita.

Enquanto é realizado o processo de migração entre o serviço de email atual para o G Suite, os usuários podem continuar acessando normalmente suas mensagens pelo endereço antigoemail.ufg.br. Vale lembrar que a partir do dia 8 de fevereiro, o email antigo não recebe mais mensagens, mas continua aberto para consulta ou identificação de mensagens não migradas. Após a migração completa o serviço será desativado.

Confira como acessar seu novo e-mail na UFG.

Lançamento

O lançamento da plataforma G Suite for Education na UFG ocorreu na reunião de diretores de Unidades Acadêmicas,  realizada no dia 8/2 no auditório da Faculdade de Artes Visuais, no Câmpus Samambaia.  A UFG é a primeira universidade brasileira a utilizar o G Suite por meio da plataforma de NasNuvens, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Na última sexta-feira, foram criadas 4.850 contas de e-mail na nova plataforma do G Suite. O Secretário de Tecnologia e Informação da UFG (SeTI/UFG), Leandro Oliveira, lembra que o antigo serviço de e-mail da UFG, o Zimbra, tinha quase dez anos e não atendia de uma forma adequada as necessidades da comunidade universitária.

No dia 20 de fevereiro será a vez da abertura da possibilidade de solicitação de criação das contas para os estudantes da UFG. "Os mais de 30 mil estudantes da UFG poderão ter sua conta institucional vitalícia", comemorou. Por fim, o secretário ressaltou que a gerencia da plataforma continuará a ser feita pela UFG, com todo o respaldo da RNP.

Lançamento G Suite 01.png

Equipe do Centro de Recursos Computacionais, Divisão de Telecomunicações e Secretaria de Tecnologia e Informação comemoram adesão da plataforma G Suite pela UFG

Para a sala de aula

Google Classroom

Google Forms

Para comunicar

Google Gmail
Google Meet
Google Chat

Para colaborar

Google Drive
Google Docs
Google Sheets
Google Slides
Google Keep

Para organizar

Google Calendar
Google Contacts
Google Groups
Google Sites

Quando vai mudar?

• A mudança de solução de e-mail vai ocorrer no dia 08/02/2019, é esperada alguma instabilidade nesse período.

O que vai mudar?

Mais informações acesse: