reinauguração teatro emac

EMAC encerra 2018 com teatro novo e homenagem a professora aposentada

Em 17/12/18 14:52.

Reinauguração do Teatro Belkiss Spenciere e homenagem à Leomara Craveiro marcaram as atividades de final de ano

Texto: Michele Martins

Fotos: Pedro Gabriel e Pedro Gabriel

 

Dois eventos marcaram um dia de celebrações para a comunidade acadêmica da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG nesta sexta-feira, 14/12. Por iniciativa da coordenação do curso de Musicoterapia, com a colaboração da Associação Goiana de Musicoterapia, no período vespertino, a professora aposentada Leomara Craveiro de Sá foi homenageada na Clínica de Musicoterapia, Campus Colemar Natal e Silva.

A professora Leomara Craveiro ingressou na Universidade em 1979 e foi uma das pioneiras no ensino e na extensão no campo da Musicoterapia pela UFG, juntamente com outros professores da área da Música. “Tenho amor pela Musicoterapia pelo bem que ela faz”, disse emocionada a professora aposentada. Suas principais contribuições nesta área foram a estruturação do curso de Especialização em Musicoterapia (1994), a criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Musicoterapia (Nepam) e do Laboratório de Musicoterapia, um dos primeiros dedicados ao atendimento terapêutico de portadores de autismo. Estas iniciativas resultaram na criação do curso de Musicoterapia da UFG, em 1999. A professora participou também de diferentes atividades administrativas, incluindo a vice-direção da unidade acadêmica, de 1998 a início de 1999.

 

 Leomara Craveiro recebe placa de homenagem

Da esquerda para a direita, a coordenadora da graduação em Musicoterapia, Eliomara Fleury, a professora aposentada, Leomara Craveiro, a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Flávia Cruvinel, e presidente da Associação Goiana de Musicoterapia, Karilla Amandla

 

Na ocasião, Leomara Craveiro fez questão de reconhecer o apoio e colaboração de seus colegas: “Nada fazemos sozinhos. Se pudesse pegar essa placa e dividir em pedaços, eu daria para muitas pessoas aqui”, destacou. 

Para a Coordenadora do Curso de Musicoterapia, Eliamar Fleury, a professora sempre atuou com bravura no campo da Musicoterapia, “Nessa trajetória, a UFG mostrou-se uma instituição de referência nacional e internacional por suas propostas inovadoras, sendo a primeira instituição de ensino superior brasileira a oferecer o curso de graduação em Musicoterapia, ofertado pela Escola de Música e Artes Cênicas”, declarou. Eliamar Fleury lembrou ainda que o Laboratório de Musicoterapia é campo de estágio na área e atende pessoas da comunidade com menor poder aquisitivo. “Considero seu destemor. O curso de Musicoterapia reconhece a sua garra ao se inquietar a abri caminho para a formação de musicoterapeutas”, declarou.

 

mesa em homenagem à professora Leomara da Musicoterapia

A homenagem musical ficou por conta do grupo Musicoterapirados, formado por estudantes da EMAC

 

Para a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Flávia Cruvinel, a professora Leomara foi uma visionara e um exemplo de amor e maturidade profissional. “Como outros exemplos de pessoas aqui presentes, vejo aqueles que fazem a diferença nos seus campos de atuação e no mundo. Num momento o qual as pessoas valorizam demais os bens materiais e o consumo, os modelos e padrões que tem nos adoecido e desumanizados. Por isso a Musicoterapia vem nos reconectar primeiro conosco, como o outro e com o coletivo”, analisou.

 

Reinauguração

Dentro da celebração dos 58 anos da Universidade Federal de Goiás, uma noite especial de apresentações musicais do Coro de Câmara, da Orquestra Acadêmica Jean Douliez, do grupo de violoncelos e dos Corais da Escola de Música e Artes Cênicas marcou a reinauguração do Teatro Belkiss Spenciere Carneiro de Mendonça. Projetado e inaugurado da década de 1980, é um dos principais aparelhos culturais da UFG localizado no Campus Samambaia, que agora recebeu acabamento acústico mais moderno.

 

novo teatro da EMAC

Teatro Belkiss Spenciere Carneiro de Mendonça ganhou moderno tratamento acústico

 

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Marco Antônio de Oliveira, a obra custou 700 mil reais, que teve início em 2017. As principais mudanças foram em relação aos sistemas de climatização e iluminação que proporcionou maior segurança ao local. “Apesar da reforma geral, o palco foi o menos sofreu interferência, mas foram efetuados reparos nos revestimentos de piso e paredes. Toda a iluminação é nova. Os equipamentos de climatização foram trocados e o revestimento acústico e acabamento da plateia refeitos”, informou o secretário. Ele destacou ainda o novo tratamento acústico do local: “Este teatro é muito moderno em relação à acústica. As paredes laterais receberam acabamento em camadas de placa de gesso acartonadas para favorecer a acústica do local”, declarou o gestor.

De acordo com a diretora da EMAC, Ana Guiomar Rego Souza, no teatro são realizadas diversas atividades acadêmicas das áreas de música e artes cênicas. “Na época em que foi projetado, na década de 1980, foi pensado um espaço adequado somente para apresentações musicais”, lembrou a diretora. De acordo ela, atualmente, o teatro está aberto ao público toda quarta-feira dentro da programação do projeto Música e Cena, da Emac. “O público é formado principalmente pela comunidade acadêmica, que costuma lotar este teatro de manhã e de noite. O teatro também estará disponível para outros eventos de outras de acordo com a demanda”, informou a diretora.

 

equipe gestora na inauguração do novo teatro da EMAC

Gestores da UFG entregaram o novo Teatro à comunidade acadêmica

 

O reitor Edward Madureira Brasil, a entrega da obra representa um presente por ocasião do Aniversário de 58 anos da UFG e uma amostra do trabalho de excelência promovido pela instituição em diferentes frentes áreas do conhecimento. Temos um padrão de qualidade que não deve a nenhum outro lugar. É um orgulho dizer que no Centro-Oeste do Brasil existe uma das melhores Escolas de Música do país. A Universidade pública investe com muita competência e muita qualidade nas mais diferentes áreas. Na cultura especialmente. Então, a UFG é o maior patrimônio do povo goiano. O maior patrimônio do povo brasileiro são as 63 Universidades públicas federais, somados aos 38 Institutos Federais. A relencia social e excelência por isso precisamos estar juntos para defender esse patrimônio”, defendeu o reitor.

Estavam presentes também no evento a vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, Pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Flávia Cruvinel, a pró-reitora de Graduação, Flávia Aparecida de Oliveira, o vice-diretor da EMAC, Saulo Dalago, além de professores e estudantes da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

Fonte: Secom

Categorias: Notícias Emac Teatro