Colegio_Murilo_Braga

Estudantes da UFG visitam dezenas de escolas públicas

Em 14/12/18 16:51.

Projeto "A UFG é pra todos, é pra você" envolveu mais de 100 estudantes da Faculdade de Letras com o objetivo de aproximar a universidade da sociedade.

Colegio_Nova_Cidade

Colégio Estadual Nova Cidade

A Pró-Reitoria de Graduação da UFG, em parceria com a Faculdade de Letras, desenvolveu uma versão itinerante do "Espaço das Profissões". O projeto intitulado "A UFG é pra todos, é pra você" envolveu mais de 100 estudantes da Faculdade de Letras, que, durante o ano de 2018, se dedicaram a cumprir diversas atividades que visaram aproximar a universidade da sociedade, sobretudo das escolas públicas e de associações educativas.

Nos locais de visitas, os estudantes da Faculdade de Letras realizaram minipalestras sobre a UFG, distribuíram folder informativo, dialogaram e tiraram dúvidas dos estudantes. No total, foram visitadas 26 escolas de Goiânia e de cidades do entorno (Aparecida de Goiânia, Bela Vista, Inhumas e Senador Canedo).

A proposta surgiu como um complemento ao evento "Espaço das Profissões", que anualmente abre as portas da universidade para visitas, permitindo que estudantes da educação básica conheçam melhor os cursos oferecidos pela UFG e tomem suas decisões com um pouco mais de segurança. Entretanto, observou-se que algumas escolas públicas, por motivos diversos, não conseguem trazer seus estudantes, que acabam perdendo uma oportunidade de conhecer a universidade.

Israel_Trindade

Pró-reitor adjunto de Graduação, professor Israel Trindade

O professor Israel Elias Trindade, pró-reitor adjunto de Graduação da UFG e coordenador do projeto, afirmou que a Prograd e a Faculdade de Letras pensaram em estratégias para minimizar a distância entre a UFG e esses estudantes, que são, em sua maioria, de grupos sociais desfavorecidos. O projeto, ainda piloto, envolveu apenas estudantes dos cursos de Letras e foi considerado também como uma atividade de Prática como Componente Curricular. Durante o primeiro semestre de 2018, os estudantes participantes realizaram pesquisas sobre a história da universidade, como atualmente se estrutura, os cursos que são oferecidos, formas de ingresso, sistemas de cotas, bolsas, programas, projetos e oportunidades acessíveis durante a graduação etc.

Os estudantes atuaram como monitores durante os dois dias do evento "Espaço das profissões", realizado em 25 e 26 de junho de 2018. Posteriormente, formaram pequenos grupos e escolheram uma escola para visitar. A orientação dada foi que escolhessem escolas que não puderam vir ao campus nos dias do evento, dando prioridade às escolas públicas de cidades do interior, de bairros periféricos da capital ou às associações que apoiam grupos sociais historicamente desprestigiados.

O pró-reitor adjunto de Graduação, professor Israel Elias Trindade, fez um balanço positivo do projeto, destacando que trouxe contribuições não apenas ao público assistido, mas também aos estudantes participantes e à própria universidade: "Com as escolas públicas, o projeto contribuiu ao mostrar aos estudantes que eles podem sonhar com um ensino superior público, gratuito e de qualidade e quais os caminhos que eles precisam trilhar para atingir seus objetivos na UFG. Com os próprios estudantes participantes, contribuiu ao despertar neles a responsabilidade social, tornando-os, assim, mais socialmente participativos e engajados. E, por fim, com a universidade, contribuiu ao promover o protagonismo de seus estudantes e ao viabilizar seu papel de inclusão e de transformação social."

A meta, para 2019, segundo o coordenador do projeto, é ampliar o número de participantes, incluindo estudantes de outras unidades da UFG que quiserem aderir à proposta, a fim de que, assim, a universidade amplie seu diálogo com a sociedade, garantindo direitos e oportunidades.

Escola_Cruzeiro_Sul

Colégio Estadual de Período Integral Cruzeiro do Sul

Escolas contempladas com a visita dos estudantes da UFG participantes do projeto:

1- Colégio Estadual Nova Cidade - Aparecida de Goiânia;

2- Colégio Estadual Dom Pedro I - Aparecida de Goiânia;

3- Colégio Estadual de Período integral Pedro Vieira Januário- Bela Vista de Goiás;

4- Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho - Inhumas;

23- Colégio Estadual Professor Genesco Ferreira Bretas - Goiânia;

24- Colégio Estadual Edmundo Rocha - Goiânia;

25- Colégio Estadual João José Coutinho - Goiânia;

26- Colégio Estadual João Carneiro dos Santos - Senador Canedo.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias