sistema_socioeducativo

UFG e Governo vão capacitar servidores do socioeducativo

Em 12/12/18 22:53.

Projeto de capacitação obtém recursos no valor de R$ 536,5 mil do governo federal

Secretaria_Cidada

A Universidade Federal de Goiás e o Governo de Goiás, por meio da Secretaria Cidadã, dão continuidade ao projeto de capacitação de servidores, com a captação de R$ 536,5 mil do governo federal. O anúncio foi feito em entrevista coletiva nesta quarta-feira (12/12), na sede da Secretaria Cidadã, com a presença do secretário Murilo Mendonça e do reitor da UFG, professor Edward Madureira.

A 4ª etapa da capacitação deve começar em fevereiro nas cidades que possuem unidades do socioeducativo. A carga horária do curso é de 90 horas/aula e estará disponível para os cerca de 700 servidores do sistema, dos quais 90% são efetivos. No total, já foram investidos nas capacitações mais de R$ 2 milhões desde 2008.

O secretário Murilo Mendonça destaca a importância em dar continuidade a projetos e ações que contribuam para o aprimoramento do sistema socioeducativo. “Fico muito feliz por contribuir para esse trabalho de qualificação dos servidores que prestam um serviço essencial à sociedade. Nos empenhamos para que o projeto não parasse e abrimos as portas das unidades, inclusive para outras parcerias com a UFG. Fico feliz com a qualidade do trabalho de pesquisa e qualificação que está sendo desenvolvido e da continuidade da qualificação. E tenho certeza de que isso vai gerar resultados importantes nos próximos anos”, finalizou Murilo.

Segundo o reitor da UFG, Edward Madureira, a parceria da academia e governo estadual possibilita o avanço das políticas públicas. “É uma parceria da UFG e Secretaria Cidadã que já vem de alguns anos e que se consolida nessa quarta etapa do curso de formação. Vejo que isso vai permitir avanços significativos na relevância social do trabalho da universidade e no atendimento aos jovens do socioeducativo”, comentou o reitor.

Também participaram do anúncio o coordenador do Cepea (Centro de Ensino Pesquisa e Extensão do Adolescente, ligado à Faculdade de Educação da UFG) professor Altair José dos Santos e a professora Rúbia de Cássia de Oliveira; o gerente da Criança e do Adolescente da Secretaria Cidadã, Emiliano Rivello Alves, e a diretora-geral em exercício do Grupo Executivo de Apoio à Criança e ao Adolescente (Gecria/Secretaria Cidadã), Priscilla Piretti.

O professor Altair José dos Santos explica a importância das parcerias na execução da pesquisa que está sendo desenvolvida. “Sem essa abertura do Gecria e Secretaria não seria possível realizar a pesquisa, e sem a pesquisa não produzimos conhecimento, e sem produção de conhecimento, as ações e políticas ficam sem direcionamento”, analisa. “Precisamos entender que o jovem está ali para ser socioeducado, temos que criar as condições para isso. Precisamos ampliar esse modo de pensar nos servidores, de que o adolescente está internado para passar por um processo de socioeducação e o curso é justamente a ferramenta para isso, além de formar o socioeducador para essa ação com o adolescente”, ressalta.

Segundo o gerente do Gecria, Emiliano Alves, as condições dos servidores do sistema favorecem a formação continuada. “90% dos servidores são efetivos e já passaram por alguma formação, inclusive com a UFG. Precisamos desse processo educativo para passar de uma cultura de discriminação para um tratamento humanizado”, observou Emiliano.

A formação

A capacitação terá duração de 24 meses e envolverá servidores em atuação em 10 municípios goianos, a saber: Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Formosa, Rio Verde, São Luís de Montes Belos, Itaberaí, Caldas Novas, Porangatu e Luziânia. Os recursos foram pleiteados ano passado, por meio de projeto capitaneado pela Secretaria Cidadã, em parceria com a UFG. O objetivo é realizar cursos, minicursos e palestras de formação e capacitação para os servidores que atuam em todas as unidades do sistema socioeducativo goiano, incluindo as que são geridas por Organização Social (OS).

Faz parte do projeto a formação básica de profissionais do socioeducativo, seguindo as referências do Programa Nacional de Direitos Humanos-3 (PNDH-3) e da Escola Nacional de Socioeducação (ENS). A capacitação terá 90 horas/aula. A execução do projeto será feita pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Adolescente (Cepea), vinculado à Faculdade de Educação da UFG.

Fonte: Comunicação Setorial/Secretaria Cidadã

Categorias: Notícias