V_Safatle

Safatle profere palestra em ato de inauguração do prédio do NDH

Em 11/12/18 23:53.

Prédio do Núcleo de Direitos Humanos será entregue oficialmente nesta quarta-feira, às 16h; conferência ocorrerá às 18h30

V_Safatle

O professor Vladimir Safatle, da Universidade de São Paulo (USP), profere conferência nesta quarta-feira, dia 12/12, às 18h30, no auditório da Biblioteca Central da UFG, no Câmpus Samambaia. A atividade faz parte da programação de inauguração do prédio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos (NDH) da Universidade.

Saflatle abordará o tema “Organizar dinâmicas de transformação diante do fascimo”. A conferência será mediada pela professora Helena Esser dos Reis, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG. Filósofo, o professor possui mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Lieux et transformations de la philosophie - Université de Paris VIII (2002). Atualmente é Professor Livre Docente do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Foi Visiting Scholar da Universidade da California - Berkeley, além de professor visitante das Universidades de Paris VII , Paris VIII, Toulouse, Louvain e Stellenbosch (África do Sul).

O NDH

O descerramento da placa inaugural do prédio do NDH ocorrerá às 16h. Logo em seguida, haverá o plantio de mudas do Bosque dos Direitos Humanos. Às 17h30 será realizada a cerimônia de abertura do evento. Na sequência, haverá a conferência inaugural com o professor Vladimir Safatle. O prédio do NDH foi construído com recursos concedidos pelo Ministério Público do Trabalho de Goiás.

O NDH, que existe oficialmente desde 2010,  tem por finalidade viabilizar os meios institucionais, materiais e humanos para a realização de Ensino, Pesquisa, Extensão e Eventos, na área de Direitos Humanos, de interesse acadêmico e/ou da comunidade de atuação da UFG. Dentre outros, são seus objetivos: 1) Participar e contribuir com o processo de organização e consolidação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH) entre outras políticas públicas setoriais e/ou transversais no campo dos direitos humanos no país, nos âmbitos estadual e municipal; 2) Apoiar estudos, pesquisas e firmar parcerias para contribuir com a consolidação de programas de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) em Direitos Humanos.

Inauguracao_NDH

Fonte: Secom/UFG