Três Cantos Capa

Música no Câmpus encerra temporada com música goiana

Em 15/11/18 13:06.

Projeto recebeu os goianos Pádua, Maria Eugênia e TomChris com o projeto Três Cantos

Texto: Mariza Fernandes

Fotos: Natalia Cruz

Após receber uma série de artistas reconhecidos nacionalmente, como Elba Ramalho e Toquinho, o  Projeto Música no Câmpus encerrou a temporada 2018 com o melhor da música goiana. A última edição do ano levou ao palco do Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufáiçal o show “Três Cantos”, com Pádua, Maria Eugênia e TomChris, na noite desta quarta-feira (14/11).

Três Cantos 1

Projeto Três Cantos, com TomChris, Maria Eugênia e Pádua, estreou no palco do Música no Câmpus

Em entrevista antes do show, os goianos disseram que se apresentar na UFG é algo muito especial. A apresentação desta quarta-feira foi a estreia do projeto Três Cantos. “É um lugar especial. Eu comecei na universidade e eu adoro esse ambiente”, declarou Maria Eugênia. Pádua destacou o orgulho estar no mesmo palco pelo qual passaram grandes nomes da música brasileira. “O que é mais bacana é que a geração que ainda não conhece o nosso trabalho vai ter essa oportunidade”, afirmou.

O Três Cantos é resultado de uma parceria que já vem sendo construída há algum tempo. Maria Eugênia e Pádua já estiveram juntos nos projetos "Noites Goianas", nos anos 90 e no show "Canto da Gente", já nos anos 2000. Durante a apresentação no Música no Câmpus, relembraram ocasiões marcantes do trabalho conjunto. Um dos momentos mais emocionantes da apresentação foi quando os dois cantaram “Fado de Vila Boa”, uma composição de Pádua e Nasr Chaul. Pádua e TomChris já gravaram um DVD juntos, "Por Outros Cantos", que também se tornou projeto de shows.

Três Cantos 2

Músicos Luiz Augusto e Amauri Garcia foram convidados ao palco para cantar "Jeito goiano", de Hamilton Carneiro

A sintonia entre os três resultou em um espetáculo que há muito tempo ensaiam informalmente pela afinidade musical e pela amizade. TomChris adiantou que o projeto deve continuar no próximo ano. “Estou aprendendo muito e aprendo cada dia mais. A gente não só vai encerrar o Música no Câmpus, como também certamente vamos começar o novo ano com o Três Cantos”.

No palco do Centro de Eventos, os artistas iniciaram o espetáculo cantando juntos e, em alguns momentos, cada um se apresentou individualmente. Ao som de clássicos da música brasileira e, principalmente, da música goiana, o público formado por pessoas de todas as idades se emocionou e dançou durante quase duas horas de show. “A gente está festejando a música e a goianidade”, declarou Maria Eugênia.

Maria Eugênia Música no Câmpus

"Algumas canções não deixam de ser atuais", afirmou Maria Eugênia antes de cantar "Podres Poderes", de Caetano Veloso

O repertório foi repleto de músicas que fazem parte da memória dos brasileiros e que não deixam de ser atuais, como lembrou Maria Eugênia ao cantar “Podres Poderes”, composição de Caetano Veloso. O trio foi acompanhado pelos músicos Luiz Chaffin nos violões, guitarras e direção musical, Henrique Reis nos teclados, Marcelo Maia no baixo, Edilson Moraes na percussão e Fred Valle na bateria.

Música no Câmpus

Realizado em parceria com a Unimed, o projeto de extensão Música no Câmpus tem o objetivo de valorizar e difundir a música brasileira em sua diversidade, trazendo nomes de reconhecida excelência no meio musical, promovendo a aproximação entre a UFG e sociedade. O projeto está em atividade desde 2009 e, ao longo de sua história, já promoveu diversas ações que vão além das apresentações musicais, a exemplo da realização de aulas de música em escolas públicas da rede municipal.

O Música no Câmpus completa 10 anos em 2019 e a UFG está preparando uma programação especial para comemorar. De acordo com pró-reitora adjunta de extensão e cultura da UFG, Flávia Maria Cruvinel, a programação com todos os artistas e bandas que deverão se apresentar no palco do Música no Câmpus será divulgado no início do ano. Além disso, outras atividades estão sendo preparadas. “Estamos organizando uma exposição e algumas publicações sobre os dez anos do projeto”, adiantou.

A pró-reitora adjunta destacou a importância do projeto para o cenário cultural goiano. “Temos certeza da importância do projeto para a cidade, no sentido de democratização do acesso à cultura”, afirmou. Flávia ressaltou ainda o interesse da UFG em estabelecer novas parcerias para o Música no Câmpus e disse que a temporada 2019 do projeto promete ser marcante.

Categorias: notícias música no campus