Nota de Falecimento

Morre José Ângelo Rizzo, Professor Emérito da UFG

Em 10/11/18 10:22.

Jose_Angelo_Rizzo

É com grande pesar que a Universidade Federal de Goiás comunica o falecimento do Professor Emérito José Ângelo Rizzo. O velório será realizado no Cemitério Parque Memorial de Goiânia, a partir das 13h, e o sepultamento está previsto para às 17h30. À família, amigos, alunos e professores, os mais profundos sentimentos de toda a comunidade universitária.

Ângelo Rizzo foi agraciado com o título de Professor Emérito da UFG, uma das mais importantes honrarias da instituição. Ele tem mais de 50 livros publicados sobre a flora nos Estados de Goiás e Tocantins. Farmacêutico, Biólogo, livre-docente pela UFG, é botânico conhecido nacional e internacionalmente. Foi chefe do Departamento de Botânica e fundador da primeira sociedade ecológica do Centro-Oeste: a Sodema. É fundador do herbário da UFG, do Jardim Botânico de Goiânia, das reservas biológicas de Serra Dourada e da UFG (Escolas de Veterinária, de Agronomia e Engenharia de Alimentos), bem como o Bosque Saint-Hilaire.

Pesquisador na área de botânica, Ângelo Rizzo realizou valiosas contribuições científicas acerca da flora do estado de Goiás e Tocantins. Sua obra “Flora do Estado de Goiás e Tocantins – Coleção Rizzo” é considerada uma das melhores do gênero no país e é regularmente reeditada. Em sua carreira, recebeu inúmeras homenagens, entre elas o Troféu Aroeira, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás; o diploma da Fundação Cultural do estado de Goiás, em homenagem aos seus trabalhos de ensino e pesquisa, e deu nome a duas plantas, a Tassadia rizzoania e a Pilosocercus rizzoianus.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias