Descerramento de placa  Roland Vencovsky 2

Roland Vencovsky é homenageado na Escola de Agronomia

Em 18/10/18 17:09.

Auditório terá o nome do cientista referência em genética quantitativa

Texto: Michele Martins

Fotos: Carlos Siqueira

Em cerimônia realizada no Setor de Melhoramento de Plantas da Escola de Agronomia nesta quinta-feira (18/10), o cientista Roland Vencovsky foi lembrado e homenageado com descerramento da placa com o novo nome do auditório. O fato ocorreu durante a III Jornada de genética e melhoramento de plantas da EA, e foi acompanhado pela viúva do cientista, por estudantes e professores da Escola de Agronomia. Durante o evento o professor Magno Antônio Patto Ramalho, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) fez uma palestra sobre a vida e obra do professor Roland Vencovsky, que foi um dos cientistas mais importantes na área de Genética Quantitativa e Melhoramento Genético de plantas no Brasil. “Ele apresentava conceitos complexos de forma simples e intuitiva”, destacou Magno Antônio Patto Ramalho.

Magno Antônio Patto Ramalho

Professor Magno Antônio Patto Ramalho falou sobre a vida e obra do professor Roland Vencovsky

Em sua trajetória, Roland Vencovsky orientou mais de 70 teses e dissertações na área de concentração de Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo (Esalq) e publicou mais de 170 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e diversos capítulos de livros. É autor do livro Genética Biométrica no Fitomelhoramento. Ele foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Científico em 2002, eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 2005 e eleito membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo em 2008. Na UFG ele atuou como professor visitante entre os anos 2000 e 2003.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, Bruna Mendes de Oliveira, que foi a última orientada do cientista que faleceu em 2016. “Esta é apenas uma singela homenagem".

III Jornada de genética e melhoramento de plantas da EA

Viúva do cientista, Maria Olávia Vencovsky, agradeceu homenagem

Para o diretor da EA, Marcos Gomes da Cunha, a homenagem o fez refletir sobre como as pessoas e a ciência são capazes de impactar a vida das pessoas. “As pessoas que passarem por este auditório vão querer saber quem foi o professor Roland Vencovsky e isso certamente será um incentivo para os jovens”, declarou o diretor.

Para o Reitor da UFG, Roland Vencovsky foi um exemplo de que traduz um sentido da vida” que sentido tem a vida se não for servir à sociedade para construir um mundo melhor. Edward Madureira lembrou também que a contribuição de Roland Vencovsky com a UFG foi importante para consolidar a criação do setor de Pós-graduação da EA.

Representando a família, a viúva do cientista, Maria Olávia Vencovsky agradeceu emocionada todas as homenagens.

Descerramento de placa  Roland Vencovsky

Descerramento da placa com o novo nome do auditório ocorreu durante a cerimônia

Fonte: Secom UFG

Categorias: Institucional