Evento Estação Ferroviária capa

Evento cultural movimenta Estação Ferroviária de Goiânia

Em 18/10/18 08:41.

Café com Prosa e Jornada de Estudos Brasileiros comemoram os 15 anos do tombamento do acervo art déco de Goiânia

Para comemorar os 15 anos do tombamento do acervo art déco em Goiânia, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Elysium Sociedade Cultural e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), entre outras instituições, promovem o Café com Prosa e a Jornada de Estudos Brasileiros 2018. O evento, que começou nesta quarta-feira (17/10), e contou com a participação de mais de 100 pessoas, segue até quinta-feira (18/10) na Estação Ferroviária da capital.

A superintendente do Iphan no estado, Salma de Paiva, iniciou o evento falando sobre o evento Café com Prosa, que está em sua nona edição. Além disso, falou sobre a falta de recursos para cultura, das tentativas de conseguir fazer as restaurações necessárias e acrescentou que "temos que trabalhar com afinco e com companheirismo nessa situação".

Evento Estação Ferroviária

Valorização: público acompanhou a abertura da Jornada de Estudos Brasileiros, na Estação Ferroviária de Goiânia

O professor da Universidade de La Plata, Alfredo Conti, falou sobre a época da fundação da cidade de Goiânia, da construção dos prédios, que foi o início da Modernidade na América Latina. "Mas o mais interessante para mim é que a Modernidade começava a se expressar nas grandes cidades como são Paulo, Rio, Buenos Aires e aqui a Modernidade no coração do Cerrado brasileiro, longe dos grandes centros culturais do país, floresceu essa cidade que é um exemplo não só na escala do Brasil, mas do continente. Por isso é uma cidade que deve ser cuidada", ressaltou Alfredo Conti.

O coordenador do Centro de Estudos Brasileiros da UFG, Anderson Pessoa Neto, que também estava no evento, destacou a importância do acervo art déco em Goiás e da restauração da Estação. "É bastante importante a restauração daqui pelo ponto de vista simbólico do que este local representa para a cidade, para o Estado e para o país".

Evento Estação Ferroviária

Na ocasião também foi aberta a exposição Memorial Confaloni, artista responsável pelos afrescos da Igreja do Rosário

"Todo ano o Centro de Estudos Brasileiros realiza debates para discutir eventos importantes e esse ano nós aproveitamos os 15 anos do tombamento", explicou o diretor da Elysium Sociedade Cultural, Wolney Unes. Ele acrescentou que esse é o papel da Universidade, trazer a academia para discutir com as pessoas. Na sequência, foi realizada a abertura da Exposição Memorial Confaloni.

A programação gratuita é voltada especialmente a profissionais e estudantes das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design, Artes Plásticas e Gráficas, Moda, Cinema e Engenharias.

Fonte: Elysium Sociedade Cultural

Categorias: Notícias