Maior e mais forte, 15º Conpeex dá início a ampla programação

Sur 15/10/18 14:16.

Evento será realizado até o dia 17/10, com o tema Ciência para a Redução das Desigualdades

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

Conpeex 2018

Com 6,3 mil participantes inscritos e mais de 1,8 mil trabalhos selecionados, começou nesta segunda-feira (15/10) o 15º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal de Goiás (Conpeex/UFG). A solenidade de abertura, realizada no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, também deu início à Semana Nacional de Ciências e Tecnologia do Estado de Goiás.

O Conpeex vai até o dia 17 de outubro. Confira aqui a programação completa.

O Conpeex é o principal evento acadêmico-científico da UFG e este ano tem como tema Ciência para a Redução das Desigualdades. Trata-se de um alinhamento a um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, determinados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Durante os três dias de evento, estudantes, professores e técnico-administrativos da UFG e das instituições parceiras vão expor seus trabalhos e aprofundar as discussões sobre o tema. A programação é gratuita e aberta à comunidade.

Conpeex 2018

Conforme destacou a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Lucilene Maria de Sousa, o Conpeex chega à sua 15ª edição maior e mais forte. Isso porque, pela primeira vez, estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou filantrópicas de Goiânia puderam se inscrever na modalidade de participante com e sem apresentação de trabalho. O evento também foi aberto para que servidores dessas instituições promovessem atividades complementares. "O objetivo é fortalecer as relações entre as instituições e promover a troca de experiências", ressaltou a pró-reitora.

Conpeex 2018

Lucilene também apresentou os números que demonstram a importância do Conpeex para a comunidade. Além da grande quantidade de inscritos, são oferecidos 58 minicursos e oficinas, 15 atividades culturais em vários pontos do câmpus, quatro mesas-redondas e apresentações de trabalhos orais. O congresso também está alinhado às diretrizes do programa UFG Sustentável e abriga eventos paralelos, como a I Mostra UFG de Inovação, o Dia C da Ciência, a premiação da Olimpíada de Empreendedorismo, além de diversos seminários científicos e exposições artísticas e culturais.

Parcerias

A importância das parcerias também foi evidenciada pelos representantes das demais IES. "Em uma década e meia, o congresso amadureceu e cresceu em impacto e referência. Reafirmamos o compromisso de caminharmos juntos pela ciência, pela tecnologia, pelo desenvolvimento do Estado, pelo amor ao país, pela causa da civilização humana, do desenvolvimento sustentável, da emancipação plena dos que vivem nas periferias geográficas e existenciais e que não têm acesso aos bens materiais e simbólicos", disse o reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado.

A diretora executiva do Instituto Federal de Goiás (IFG), Adriana dos Reis Ferreira, lembrou que, em tempos de restrição orçamentária para a educação superior brasileira, um evento como este é um ato político. "Precisamos nos unir para buscar e garantir o ensino gratuito e de qualidade". Já o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer, ressaltou a tradição de fomento à pesquisa no Estado, fundamental para a produção intelectual e o desenvolvimento tecnológico.

Presente à abertura do Conpeex, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, também abordou a importância do fomento à pesquisa científica para a redução das assimetrias regionais. Para tanto, o órgão apoiou com recursos as instituições que estão promovendo eventos relacionados à Semana Nacional de Ciências e Tecnologia.

Dia histórico

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, fez um agradecimento especial aos professores, homenageados no dia 15 de outubro. "Não poderíamos receber, no Dia do Professor, um presente melhor que esse: um evento grande, vigoroso e aglutinador, que se propõe a debater um tema a partir de diferentes estratégias. Como professor, me sinto extremamente lisonjeado. É muito gratificante poder estar aqui".

Para Edward, esta edição do Conpeex é histórica e decisiva para o futuro da educação superior. "A partir de hoje, o Conpeex não pertence mais só à UFG. É um evento da educação superior do Estado de Goiás. Precisamos continuar nesta caminhada, rompendo com os limites das nossas instituições. Quem sai ganhando é a sociedade", afirmou. O reitor destacou o empenho de toda a equipe em conceber um evento que dialogasse com a sociedade.

Em relação ao tema do Conpeex, Edward enfatizou a importância da tecnologia e da inovação para a construção de uma sociedade melhor. Citou, por exemplo, o papel da ciência para o desenvolvimento de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência e a necessidade de popularizar o conhecimento com a construção de museus de ciência. O reitor finalizou seu discurso saudando os estudantes, professores e técnico-administrativos, reafirmando que são as pessoas é que dão sentido às instituições.

Source: Secom/UFG

Catégories: Notícias CONPEEX