Alvaro-prata1

Em 14/10/18 17:35.

Uma das novidades desta edição do Conpeex é a I Mostra UFG de Inovação

Alvaro-Prata

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Álvaro Prata, faz a conferência de abertura do 15º Conpeex – Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, nesta segunda-feira, 15/10, às 9h, no Centro de Eventos Prof. Ricardo Fréua Bufáiçal. O evento, que prossegue até quarta-feira, é um dos mais importantes da Universidade e reúne centenas de atividades acadêmicas, científicas e culturais, a exemplo de palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, exposições, comunicações científicas, pôsteres, performances artísticas e atividades complementares.

O conferencista abordará a temática geral do evento - “Ciência para redução das desigualdades”, com a mediação do reitor da UFG, professor Edward Madureira. Álvaro Toubes Prata foi reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de 2008 a 2012 e é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). No MCTIC, ocupou os cargos de secretário executivo (2014-2015) e secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (2012-2014 e 2016-2018).

Importantes mesas-redondas ocorrerão no Centro de Eventos da UFG. Na segunda-feira, às 19h, a temática será “Segurança Alimentar: interfaces e diminuição das desigualdades Sociais”, com os professores Gabriel da Silva Medina (EA-UFG), Estelamaris Tronco Monego (FANUT) e Daniel Balaban (Representante e diretor do Centro de Excelência contra a Fome - ONU), sob a coordenação da professora Veruska Prado Alexandre (FANUT/UFG).

Na terça-feira, às 9h, a mesa-redonda “Inclusão científica: desafio para o desenvolvimento” contará com os seguintes professores: André Ramos (Coordenador Projeto Imagine - UFSC), Marco Antônio Assfalk de Oliveira (Coordenador Projeto Pequi Mecânico - UFG), Roseli de Deus Lopes (Coordenadora da FEBRACE - Escola Politécnica da USP), sob a coordenação do professor Alcir Horácio Silva (CEPAE/UFG). Neste dia, às 19h, o tema da mesa-redonda será “Mulheres na Ciência: gênero ou preconceito?”, com a participação das professoras Celina Maria Turchi (FIOCRUZ-PE, Microcephaly Epidemic Research Group), Márcia Cristina Bernardes Barbosa (UFRGS), Marina Fisher Nucci (Fiocruz-RJ), sob a coordenação da professora Divina das Dores de Paula Cardoso (IPTSP).

Já na quarta-feira, às 9h, a mesa-redonda abordará o tema “Ações afirmativas para a redução de desigualdades Sociais”. Participarão os professores Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (Desembargador da 9ª TRT/PR) e João Feres Júnior (IESP, UERJ), sob a coordenação da professora Luciana de Oliveira Dias (FL/UFG).

Para conferir a programação completa, acesse o site do evento.

Conpeex_banner1

Mostra UFG de Inovação

Uma das novidades de destaque nesta edição do Conpeex é a I Mostra UFG de Inovação, que será aberta oficialmente nesta segunda-feira, às 11h. Segundo a Diretora de Transferência e Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, professora Helena Carasek, o objetivo da mostra é apresentar ao público interno da UFG (professores, alunos e técnicos-administrativos) e à sociedade em geral (indústrias/empresas, órgãos governamentais e demais instituições de ensino e pesquisa do Estado) exemplos do potencial da UFG em pesquisas com viés de inovação tecnológica.

A Mostra UFG de Inovação está instalada em uma tenda de cerca de 500 metros quadrados, onde serão apresentados projetos das várias áreas de conhecimento, protótipos, pesquisas inovadoras e novos produtos e processos com potencial de transferência de tecnologia. Participam da mostra vários agentes do sistema de empreendedorismo e inovação, tais como SEBRAE, FUNTEC, FAPEG e RGI.

Para saber mais, clique aqui.

Mostra_Inovacao1

Fonte: Secom/UFG