Saúde do Trabalhador UFG +

Programa leva serviços de saúde a trabalhadores da UFG

On 10/09/18 18:05 .

Testes rápidos, vacinação e terapias alternativas estavam entre os atendimentos oferecidos no evento

Texto: Kharen Stecca

Foto: Carlos Siqueira

Saúde do Trabalhador UFG +

Uma parceria inédita de várias unidades da Universidade Federal de Goiás deu início no dia 9 de outubro ao Programa Saúde do Trabalhador UFG + . Organizado por uma equipe de 10 técnicos e professores, o evento reuniu no Instituto de Física uma série de serviços em saúde para os trabalhadores da UFG, incluindo terceirizados, servidores aposentados e funcionários das fundações. Nesta primeira edição foram convidados trabalhadores das unidades próximas ao Instituto de Física. O evento atende a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e é uma demanda dos servidores da UFG.

Para que pudesse ser realizado o programa teve apoio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas), Faculdade de Enfermagem (Fen), Faculdade de Nutrição (Fanut), Diretoria de Atenção a Saúde do Servidor (DASS), Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI), Comissões Internas de Saúde do Servidor Público, Sindicato dos Docentes da UFG (Adufg) e Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior (Sint-Ifesgo).

Saúde do Trabalhador UFG +

Aferição de pressão e glicemia, vacinação, distribuição de materiais educativos, informações de biossegurança, terapias alternativas como acupuntura e florais de Bach, avaliação funcional, fonoaudiologia, tipagem sanguínea e testes rápidos para doenças virais foram alguns dos serviços oferecidos durante o evento. Também foram realizadas orientações sobre higienização das mãos e como fazer ressuscitação cardíaca. Na entrada o trabalhador fazia uma ficha de acompanhamento e podia então escolher os atendimentos que gostaria de realizar. No caso de necessidade, após os resultados também eram feitas orientações clínicas para os trabalhadores.

Saúde do Trabalhador UFG +

Wadon Layon Cabral é trabalhador terceirizado e compareceu ao evento. Ele elogiou a iniciativa “É mais rápido e prático. Nunca tinha visto uma iniciativa como essa em outros locais que trabalhei”. Ele queria fazer sua tipagem sanguínea: “Doei sangue e não fui buscar o resultado pois não sobra tempo pra ir lá só pra isso”. O técnico-administrativo João Antônio disse que se programou para ir até o evento e aproveitar os serviços oferecidos. Ele conversou com as estudantes do Laboratório de Nutrição que estavam fornecendo dicas de melhorias de hábitos alimentares. Para ilustrar, um quadro mostrava a quantidade de açúcar e óleo presente em alguns alimentos industrializados como bolachas, salgadinhos e bebidas prontas. Outra visita ilustre foi a coordenadora de Assistência ao Servidor do Instituto Federal de Goiás, Bruna Borges Frazão. Ela esteve no evento para conhecer a iniciativa: “Estamos juntos em um grupo de trabalho de promoção à saúde e queremos levar uma iniciativa parecida a nossos servidores”.

Saúde do Trabalhador UFG +

O reitor da UFG Edward Madureira esteve presente na abertura do evento e ressaltou a importância da iniciativa que ele abraçou imediatamente quando a ele foi apresentado. “É um de nossos lemas, valorizar as pessoas e essa iniciativa que parte de servidores da UFG faz esse papel”. O professor da Fen, Marcos André, um dos organizadores do evento também destacou que no final do ano será feita uma nova edição do evento na Praça Universitária e que nessa mesma época começará a funcionar o ambulatório do Siass, para atendimento desses trabalhadores.

Source: Secom UFG

Categories: Institucional