Capa Patrícia Costa Rodrigues - OMC UFG

UFG recebe oficial de assuntos econômicos da OMC

Em 09/10/18 08:18.

Patrícia Costa Rodrigues ministrou palestra com o tema “Organização Mundial do Comércio: origem, funcionamento e atuais desafios”

Texto: Bruno Roque

Fotos: Lais Thomaz

Na quarta-feira (03/10), o Núcleo de Estudos Globais  (NEG) e o Grupo de extensão de Análise de Políticas Públicas e Relações Internacionais (APPRI) do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciência Sociais da UFG organizou a palestra: “Organização Mundial do Comércio: origem, funcionamento e atuais desafios”, com a presença da Oficial de Assuntos Econômicos do Secretariado da Organização Mundial do Comercio (OMC) Patrícia Costa Rodrigues.

Capa Patrícia Costa Rodrigues - OMC UFG

A única rodada de negociações estabelecida no âmbito da OMC foi a Rodada Doha, que teve início em 2001, porém está paralisada devido aos muitos entraves derivados da complexidade e sensibilidade da agenda de temas dessa rodada, principalmente sobre Agricultura. Patrícia Rodrigues enfatizou que a OMC é uma organização do tipo member-driven, isto é, que depende da atuação de seus membros e que atualmente possui 164 países membros. Neste momento há uma reflexão sobre o papel da OMC e críticas de sua atuação que são fruto do descontentamento por parte de alguns países, como os Estados Unidos da América, que já ameaçaram o seu desligamento da organização. Essa situação é bastante complexa porque os EUA são um dos principais membros fundadores da organização. Porém acredita-se que essa postura reflete o anseio de se ampliar a margem de manobra para que as negociações atendam seus interesses.

A especialista ainda abordou estes atuais desafios da organização e os impactos do posicionamento protecionista do Presidente dos EUA, Donald Trump, com imposição da seção 232  (Section 232 of the Trade Expansion Act of 1962) que implicou a taxação do alumínio e aço alegando questões de segurança nacional e que por sua vez desencadeou a Guerra comercial entre EUA e China, além de outras como investigações sob a seção 301. Foram abordados os impactos para o Brasil dessa guerra econômica entre as duas superpotências bem como dos impactos da possível reforma na OMC para nosso país, que tem um peso muito significativo nessa instituição. Patrícia fez menção à capacidade qualificada dos diplomatas brasileiros em sua atuação dentro do órgão e também relatou experiências de suas atividades de capacitação em países em desenvolvimento como Costa Rica e Myanmar.

Patrícia Rodrigues é Bacharel em Relações Internacionais pela UnB e especialista em Defesa Comercial pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC - Brasília). Serviu como Analista de Comércio Exterior no Departamento de Defesa Comercial da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) de 2013 a 2017, conduzindo investigações antidumping e anti-circunvenção e participou em reuniões de comitês da Organização Mundial do Comércio (OMC). É coautora de "A determinação de Dumping no Processo de Defesa Comercial", um manual sobre a prática brasileira de cálculo de dumping.

Para saber mais sobre a OMC acesse o livro:  “Understanding the WTO”, disponível neste link

Fonte: NEG/APPRI/UFG

Categorias: Notícias