Rádio Universitária 01.

Rádio Universitária e TV UFG na cobertura das Eleições 2018

Em 04/10/18 17:08.

Além de debates, entrevistas e pílulas informativas, veículos preparam uma cobertura especial para o dia da votação

Em 2018, a Rádio Universitária da UFG e a TV UFG estão realizando uma extensa cobertura das eleições, produzindo debates, entrevistas e pílulas informativas durante o período eleitoral e preparando uma cobertura completa para o dia da votação.

Rádio Universitária de olho no voto

Seguindo a tradição de ser um espaço privilegiado de discussão, nas eleições 2018, a Rádio Universitária da UFG se mobiliza a fim de levar ao ouvinte o melhor das contextualizações e análises de temas relevantes. A emissora lançou o projeto “De olho no voto”, com entrevistas e programetes. No domingo (07/10), das 8h às 20h, toda a equipe estará de plantão para a cobertura das Eleições.

 Rádio Universitária 01.

A equipe de Jornalismo, responsável pela série “De olho no voto”, realizou entrevistas com especialistas de diversas áreas sobre temas, como: educação, saúde, política, economia, instituições administrativas, planejamento e mobilidade urbana, meio ambiente, trabalho e emprego, segurança pública, cultura, direitos humanos.

As entrevistas estão sendo veiculadas nos programas Intercampus, que vai ao ar entre as 11h30 e o meio-dia, e Jornal das Seis, entre 18h e 18h30; e no site da emissora. Abordagens pontuais de interesse público também foram pensadas por meio de programetes de um minuto, veiculados ao longo da programação diária.

Mas, o ponto alto do “De olho no voto” será o dia 7 de outubro, quando a programação da emissora estará toda voltada para a cobertura das eleições e apuração dos votos em Goiânia e nas demais capitais e estados brasileiros. A atividade será conjunta entre os profissionais e um grupo de estudantes de comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG). Ao todo, 21 estudantes foram selecionados para o projeto Cobertura das Eleições 2018, sob a coordenação do prof. Ricardo Pavan. Flashes dos locais de votação, entrevistas, comentários, mesa redonda e boletins informativos estão entre as atividades previstas, durante a cobertura. O mesmo deve ocorrer no dia 28, caso ocorra o segundo turno das Eleições 2018.

Nos dias de votação, a Rádio Universitária contará ainda com a colaboração das chamadas rádios parceiras, entre elas a Rádio Câmara e a Rádio Nacional, de Brasília, possibilitando o aproveitamento de materiais produzidos e participações recíprocas com flashes dos municípios de origem das emissoras. A Rádio Universitária da UFG pode ser ouvida ao vivo na frequência 870 AM, pela internet no site da rádio, no Portal UFG e também pelo aplicativo Minha UFG.

Cobertura especial na TV UFG

Neste ano, mais uma vez a TV UFG realiza uma extensa cobertura das eleições, tanto no dia da votação quanto nos meses que antecedem o pleito. Debates, entrevistas, pílulas informativas e um programa especial abordam temáticas relevantes para a decisão do voto. Desde 2010 a TV UFG tem realizado a cobertura de todas as eleições, na esfera municipal, estadual e federal.

5 anos da TV UFG

Em 2018, os candidatos a senador, governador e vice-governador pelo Estado de Goiás participaram ao vivo do programa Conexões. Eles responderam perguntas sobre seus projetos de mandato e sobre suas posições acerca de diferentes temas. As entrevistas foram transmitidas ao vivo no Conexões, exibido de segunda a sexta-feira, às 18h30, na TV UFG (canal 15.1 em sinal aberto, 21 da NET-Goiânia e 15 da Gigabyte HDTV), com transmissão ao vivo também pelo Facebook, pelo YouTube e pelo site da TV UFG.

Ainda na cobertura das Eleições 2018, desde o mês de abril o Conexões tem promovido debates com especialistas sobre o valor do voto, a intervenção federal, o impeachment de Dilma Rousseff, as fake news, o governo Temer e sobre a relação entre a Justiça e a política. Os debates estão disponíveis no canal da TV UFG no YouTube.

Pílulas informativas exibidas também no Conexões e nos intervalos da programação explicam sobre o voto de legenda, o voto branco e nulo, os Três Poderes, a cláusula de barreira, o fundo partidário e sobre as atribuições dos deputados federais e estaduais, dos governadores, dos senadores e do presidente.

Conexões Jovem

Com o objetivo de estimular a discussão e reflexão sobre política na juventude, a TV UFG promoveu o programa Conexões Jovem, gravado em agosto deste ano no Centro Cultural UFG. No especial, os professores Victor Creti e Laís Thomaz, os estudantes de ensino médio Lucas Barros (Cepi Pré-Universitário), Ana Carolina Vieira (Cepae/UFG), Esdras Gomes (Integrado Jaó), e os estudantes de nível superior Denise Leal (PUC-GO), Luciana Oliveira (UFG) e Ulisses Nascimento (UFG) discutiram sobre diversos assuntos relacionados à política e juventude.O debate também contou com perguntas da plateia, formada por estudantes de ensino médio dos colégios Cepi Pré-Universitário, Cepae/UFG e Integrado Jaó.

Dia de votação

No dia 7 de outubro, dia de votação em todo o país, a TV UFG promove uma cobertura focada na análise dos cenários estadual e nacional e dos resultados após o encerramento da votação. A cobertura, que terá início às 17h e será encerrada às 22h, contará com boletins ao vivo e debates com especialistas, além da exibição do especial Conexões Jovem.

Fonte: Rádio Universitária e TV UFG

Categorias: Notícias