Deise Nanci de Castro Mesquita

Cepae comemora 50 anos com lançamento de livro

Em 28/09/18 15:34.

Obra reúne artigos elaborados por professores e estudantes da instituição

Texto: Mariza Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

Como parte das atividades de comemoração dos 50 anos do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG), foi lançado, na noite desta quinta-feira (27), o livro Cepae UFG – 50 anos de história. A obra reúne artigos elaborados por pessoas que fazem parte da trajetória da instituição de ensino. Entre elas, professoras, professores e estudantes de ensino médio e de pós-graduação. O evento ocorreu dentro do Fórum Nacional Escola de Educação Básica para Todos e 5º Seminário de Dissertações do Programa de Pós-graduação Ensino na Educação Básica. Participaram do lançamento, a pró-reitora de extensão e cultura da UFG, Lucelene Maria de Sousa e o pró-reitor adjunto de graduação, Israel Elias Trindade, que escreveu a apresentação do livro.

Israel Elias Trindade Cepae UFG

Pró-reitor adjunto de graduação da UFG, Israel Elias Trindade, escreveu o texto de abertura do livro

O saudosismo e o orgulho de fazer parte da instituição marcaram o evento. “A palavra companheiro vem do latin companis, que no português seria literalmente “com pão”. Ela era usada para aquela pessoa com quem a gente dividia o pão. Posteriormente,  a teologia cristã se apropriou da palavra, que passou a designar aquela pessoa com quem divido os meus ideais. Por isso, quando a Deise me convidou para fazer a apresentação do livro, eu prontamente aceitei. A minha relação com o Cepae existe desde 2010, quando entrei na universidade como coordenador de estágio. Conheci a qualidade do trabalho e a dedicação dos profissionais e vi que ali só tem companheiros, pessoas que compartilham o mesmo ideal comigo”, explicou o pró-reitor adjunto.

De acordo a organizadora do livro, a professora Deise Nanci de Castro Mesquita, o objetivo foi reunir, na obra, todos os elementos que compõem o Cepae. “Eu pensei que o Cepae é organizado de uma forma administrativa, com direção, coordenações, sessão de psicologia, os alunos... e pedi pra que essas pessoas fizessem os textos a partir de suas vivencias. Como no Cepae a gente faz pesquisa, ensino e extensão, deveria conter isso, além de contemplar os trabalhos premiados”, explicou.

Deise Nanci de Castro Mesquita

Organizadora da obra, professora Deise Nanci de Castro Mesquita

Um dos projetos recentes que ganharam destaque no Cepae foi desenvolvido pelo professor de educação física, Leonardo Andrade. O trabalho realizado por ele visava apresentar a cultura africana e indígena e trabalhar questões antirracistas, permitindo que todos se apropriem do contexto histórico da cultura brasileira e proporcionando descobertas sobre jogos passados de geração em geração. A iniciativa foi destaque no Prêmio Educador Nota 10, que valoriza projetos que mostrem a importância da aprendizagem de crianças e jovens e a tarefa de mantê-los numa boa escola.

De acordo com o professor, que publicou um artigo no livro, a experiência no Cepae foi muito importante para sua formação. “Quando a gente fala de Cepae, brilham os olhos. É uma escola que contribui muito para minha formação profissional e como ser humano. É um espaço diferenciado que de fato transforma a vida das crianças ali inseridas. Também é um espaço que representa o que deveria ser o trabalho pedagógico da educação física no Brasil, que vai na contramão do que é imposto socialmente. É uma instituição de referência pra todos”, declarou Leonardo.

Isadora - Secundarista Cepae

Estudante de ensino médio é co-autora de um dos artigos

A opinião do professor sobre a instituição é compartilhada pela estudante de ensino médio Isadora, co-autora de um dos artigos publicados. “Entrei no Cepae no primeiro ano, com seis anos de idade, e agora tive o prazer de ser convidada pela Deise para escrever o capítulo Grêmio Damiana da Cunha: uma análise teórica e empírica das transformações do Cepae. Enquanto fomos pesquisar nos documentos, ficamos muito impressionadas. Foi uma experiência muito boa”, lembrou a estudante. Na ocasião, também foram lançados outros quatro livros: Espelho Retrovisor: uma viagem no tempo; Escola de Educação Básica Para Todos! (Vol.II); Transdisciplinariedad en la Educación: docencia, escuela y aula e Caminhos Arados para Florescer Ipês – complexidade e transdisciplinaridade na educação.