Olho na Bomba app

UFG e MP lançam app Olho na Bomba

Em 24/09/18 16:27.

Aplicativo mostra em tempo real o preço do combustível em Goiás

Texto: Versanna Carvalho

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), por intermédio do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e Terceiro Setor, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram o aplicativo Olho na Bomba que vai informar o motorista sobre o preço do combustível. O programa foi projetado pelo professor Marcelo Quinta do Instituto de Informática (INF) da UFG, em conjunto com estudantes da unidade.

O lançamento será feito nesta terça-feira (25/09), às 9h no auditório do Ministério Público. A programação inclui um café da manhã e a apresentação do projeto que será feita pelos desenvolvedores do aplicativo em conjunto com o Ministério Público. O aplicativo informará em tempo real quais são os postos de abastecimento do trajeto que o condutor vai percorrer e os preços dos combustíveis.

Na opinião do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e Terceiro Setor, Rômulo Corrêa de Paula, “o Projeto Olho na Bomba concretiza os direitos à informação e à livre escolha, até então acessíveis aos consumidores apenas em teoria. É uma importante ferramenta de combate a condutas anticoncorrenciais a ser utilizada pelos órgãos de defesa do consumidor. Sua implementação no setor de combustíveis representa grande estímulo à concorrência e representa grande esforço na redução dos preços praticados pelos postos revendedores”.

Custos

Os dados serão oferecidos pelos próprios estabelecimentos que devem comunicar a MP-GO sobre os custos dos produtos. O fornecimento da informação sobre os preços é assegurado pela Lei Estadual 19.888/17 e é cabível de multa em caso de descumprimento. Os usuários que identificarem uma divergência de preços podem denunciar o posto através do aplicativo.

O Olho na Bomba estará disponível para IOS e Android. Os desenvolvedores afirmam que a navegação é fácil e intuitiva. Para identificar os estabelecimentos, o aplicativo dispõe de um mapa para a localização, sustentado pela plataforma de posicionamento por satélite GPS (sigla para global position system), que abrange todo o estado de Goiás. O programa poderá ser utilizado tanto por quem trafega pelo estado diariamente quanto por viajantes que usarem as rodovias goianas como rota.

Sociedade

Segundo o professor da UFG Marcelo Quinta “o objetivo do projeto é entender como se formam os preço dos combustíveis em Goiás e fornecer às autoridades melhor capacidade de enfrentar irregularidades ao mesmo tempo que incentivamos a concorrência no nosso Estado. Em troca, a Universidade Federal de Goiás mais uma vez presta um serviço de caráter social e inovador para a sociedade e recebe ótimo material de pesquisa, especialmente em Computação".

Além de informar o preço por litro do combustível, é disponibilizada uma lista dos postos de abastecimento por cidade, e o software também calcula a melhor rota para o motorista dentro ou entre municípios. O usuário poderá ainda configurar o aplicativo de acordo com as preferências de localidade, preço e tipo de combustível podendo ser alterada a qualquer momento.