Crossref_capa.png

Evento reúne pesquisadores para promover a produção científica

Em 18/09/18 10:26.

Evento apresentou o Crossref e as suas possibilidades para a produção acadêmica em todo o mundo

Texto: Caroline Pires
Fotos: Adriano Justiniano
A Universidade Federal de Goiás promove  durante todo o dia de hoje, 18/9, o Crossref Live Brasil 2018. O evento aproxima a comunidade acadêmica de uma equipe do Crossref, instituição mundialmente responsável pela organização do Digital Object Identifier (DOI), que em linhas gerais é o número de identidade dos artigos científicos. O objetivo do evento na UFG é apresentar para a comunidade como funciona a base de dados, mostrando as suas potencialidades e tirar dúvidas sobre as inúmeras possibilidade que a plataforma oferece. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) em parceria com a UFG.
Durante a abertura, Sigmar Rode, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membro da Abec, destacou que a Crossref possibilita não só a disseminação de conteúdo, mas principalmente zela pela qualidade da produção científica em escala planetária. “A importância do DOI é total, porque por meio deles conseguimos recuperar a base de dados do arquivo, com todas as suas informações. Inclusive o Lattes utiliza essa ferramenta", exemplificou. Atualmente é possível acessar mais de 100 milhões de DOIs cadastrados no Crossref. Charles Koscher, representante do Crossref no evento, lembrou ainda que a organização não tem clientes, mas sim membros. "É a contribuição dos membros da nossa comunidade que formam a base de dados para criar o sucesso do sistema", destacou.
 Crossref_01.png
Evento foi aberto para professores e pesquisadores da UFG
O pró-reitor de Pós-graduação da UFG, Laerte Guimarães, lembrou ainda que quando se fala em produção científica, essa socialização propiciada pelo Crossref é fundamental. Segundo ele, a UFG conta atualmente com cerca de 30 revistas científicas e que a participação da comunidade acadêmica da universidade em eventos de aproximação como o de hoje possibilita o incremento da qualificação destas produções.
A vice-reitora da UFG, Sandramara Chaves completou a fala reforçando a importância dessa qualificação e lembrando que hoje a comunidade da universidade soma mais de 45 mil pessoas. "Hoje nos ocupamos no estado de Goiás uma função social extremamente importante e precisamos defender a instituição como um patrimônio de produção de conhecimento", afirmou. 
Crossref pelo mundo
Após a abertura do evento, a Gerente de Alcance Comunitário da Crossref, Susan Collins, apresentou aos participação  a fundação internacional, que é formada por editoras, empresas e instituições com o objetivo de fornecer uma base de dados de publicações científicas. Sempre se aprimorando de tecnologia para a produção de suas ferramentas, a instituição reúne hoje mais de 10 mil organizações membras de 122 países diferentes. 
Susan Collins ressaltou que para além do DOI, a Crossref oferece aos seus membros inúmeras possibilidades de pesquisa e acesso a produção acadêmica. Ela frisou que a instituição está sempre empenhada no desenvolvimento de metadados, formas de registro e discutindo iniciativas de desenvolvimento de novas e desafiadoras ferramentas com o objetivo de criar ambientes propícios para a pesquisa científica. “Colaboração está na essência de tudo o que fazemos”, concluiu.
Ainda essa semana a equipe da Crossref e da Abec visitam a Universidade Federal do Ceará também com o objetivo de disseminar as potencialidades do uso da ferramenta.
Crossref_02.png
Susan Collins apresentou as potencialidades do Crossref

Fonte: Secom/UFG

Categorias: NOTÍCIAS PRPG